Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1024
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relações dialógicas em capítulos do livro didático: “Português Linguagens” |
Título(s) alternativo(s): | Dialogical relations in chapters of the textbook: "Português Linguagens" |
Autor(es): | Santos, Eduardo Pereira |
Primeiro Orientador: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pernambuco, Juscelino |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como se dão as relações dialógicas dos enunciados de três capítulos denominados “Diálogos”, um de cada volume, do manual didático “Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática”, para o Ensino Médio, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, a fim de examinar se as propostas de atividades desses capítulos fundamentam-se no pensamento bakhtiniano sobre enunciado, gênero discursivo e dialogismo, bem como verificar se tais exercícios podem favorecer a compreensão e o aprendizado do aluno a respeito dos conteúdos abordados, tendo em vista o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Elege-se o referido livro didático por ter sido adotado em inúmeras escolas públicas estaduais, nos últimos três anos. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, retomam-se as reflexões sobre Bakhtin (2006, 2011), e os estudos de Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), dentre outros. As análises deixam evidências de que as propostas do livro didático em análise não se apoiam no pensamento bakhtiniano sobre relações dialógicas, enunciado e gênero discursivo. Espera-se que a presente pesquisa seja referência para professores de Língua Portuguesa, educadores de modo geral e pesquisadores que desenvolvem trabalhos nessa área de estudo. Palavras-Chave: Bakhtin; livro didático; diálogo; gênero. |
Abstract: | The aim of this paper is to analyze how are the dialogical relations in the enunciation of three chapters called "Diálogos", one of each volume of the textbook "Português Linguagens: Literatura, Produção de Texto e Gramática", applied to High School, written by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in order to examine whether the proposed activities of these chapters are based on Bakhtin's thoughts about enunciation, discursive genre, and dialogism, as well as to verify if such exercises can promote student's understanding and learning about the covered content, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). This textbook was chosen for having been adopted in several public schools in the past three years. In order to achieve the proposed aim, it is used the reflections on Bakhtin (2006, 2011), and the studies of Brait (2005, 2012), Faraco (2009), Fiorin (2008), Grillo (2005), Machado (2005), Marcuschi (2008), Marchezan (2005), Stam (1992, 2008), Sobral (2009), among others. Analyses evidenced that the proposals of the textbook in question are not based on Bakhtin's thought on dialogic relations, enunciation and discursive genre. It is expected that this research became a reference to Portuguese teachers, educators in general, and researchers who work in this area of study. Keywords: Bakhtin; textbook; dialogue; genre. |
Palavras-chave: | Bakhtin Livro didático Diálogo Gênero |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | SANTOS, Eduardo Pereira. Relações dialógicas em capítulos do livro didático: 'Português Linguagens'. Franca, 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1024 |
Data do documento: | 30-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Pereira Santos.pdf | 4.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.