Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito
Título(s) alternativo(s): The Hamletian doubt in the hybrid meshes of Youtube: reading practices, identity and subject
Autor(es): Pimenta, Leny André
Primeiro Orientador: Ferreira, Fernando Aparecido
Primeiro coorientador: Figueiredo, Maria Flávia
metadata.dc.contributor.referee1: Assolini, Filomena Elaine Paiva
metadata.dc.contributor.referee2: Câmara, Naiá Sadi
Resumo: As práticas de leitura do discurso shakespeariano sempre estiveram ligadas ao suporte impresso ou teatral, mas com o advento das tecnologias digitais, muitas das obras clássicas foram transpostas para o suporte da internet. Esta dissertação reflete sobre as práticas discursivas e de leitura que ocorrem nesse suporte, no qual um discurso literário, normalmente encontrado no teatro ou no livro impresso, está presente na rede social YouTube, no caso, uma cena de Hamlet, de William Shakespeare. Pretende-se observar que práticas subjetivadoras norteiam a construção dessa cena. Parte-se da premissa de que a mudança de suporte pode promover alterações no modo de ver, ler, pensar e agir sobre o conteúdo ali presente. Embora os enunciados das cenas sejam os mesmos da obra fundadora, as práticas discursivas, de leitura e subjetivadoras, podem ser outras. Se as práticas discursivas, segundo Foucault, é um conjunto de enunciados de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço, as quais definem numa dada época, para um campo do saber, para um determinado público, etc., as condições de exercício de um dizer, então, objetiva-se identificar quais práticas discursivas afloram no suporte da Internet que, aparentemente, parecem promover uma leitura lúdica e educativa ao mesmo tempo e também faz com que o sujeito possa reler-se. A reflexão sustenta-se na Análise do Discurso de filiação francesa e na Psicanálise de Freud com a releitura de Lacan, em que os postulados ocupam-se da determinação histórica dos processos de significação. Com base nesses pressupostos, esta dissertação tem por corpus o discurso narrativo-reflexivo da cena de Hamlet, presente no vídeo “Mabinogi: Hamlet – ‘To be, or not to be.’ Scene One”, o qual é um recorte de um jogo de interpretação de RPG. Busca-se, nos enunciados e nas sequências de enunciados, alguns possíveis pontos de deriva, ofertados como um chamamento para interpretações. Os resultados apontam, a partir de gestos de leituras, a possibilidade de emergência de coautoria instaurando diferentes interpretações seja pelo interdiscurso ou por meio da intertextualidade. Palavras-chave: Práticas de leitura; Sujeito; Análise do Discurso; Suporte Digital.
Abstract: Reading practices of Shakespearean speech have always been connected to the printed or theatrical support, but with the advent of digital technologies, many of the classic works have been implemented in the internet support. This paper reflects on the discursive practices and reading that occurs in that support, in which a literary discourse, usually found in the theater or in the printed book , this is the social web YouTube, in this case a scene from Hamlet by William Shakespeare. We intend to observe that subjective practices that guide the development of this scene. We part on the assumption that the change of support can promote changes in view, read, think and act on the content present here. Although the statements of the scenes are the same as the founding work, the discursive practices of reading may be others. If the discursive practices, according to Foucault, are a set of statements of anonymous, historical rules, always determined in time and space, which define a given time, for a field of knowledge, to a certain audience, etc., the conditions to the exercise of a saying, then, the objective is to identify which discursive practices emerge in the internet support that apparently seem to promote a ludic and educational at the same time reading, and also makes the subject can be reread . The reflection rests on the Discourse Analysis of French parentage and Psychoanalysis from Freud to Lacan's rereading, in which the postulates are concerned with the historical determination of the meaning process. Based on these assumptions, this dissertation has as a corpus the narrative-reflective discourse scene of Hamlet , in the video "Mabinogi : Hamlet - 'To be, or not to be.' Scene One", which is an excerpt of a game interpretation RPG. We search in the statements and in the sequences of statements, some possible points of drift, offered as a call for interpretations. The results point, from gestures of readings, the possibility of emergence of the co-authored, introducing different interpretations, by the interdiscourse or through intertextuality. Keywords : Reading practices ; Subject , Discourse Analysis , Digital Support .
Palavras-chave: Práticas de leitura
Sujeito
Análise do Discurso
Suporte Digital
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: PIMENTA, Leny André. A dúvida hamletiana nas malhas híbridas do Youtube: práticas de leitura, identidade e sujeito. Franca, 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1052
Data do documento: 14-Mar-2014
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