Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: O dialogismo em slogans brasileiros de cervejas do século XXI
Título(s) alternativo(s): The dialogism in Brazilian beer’s slogans in the 21st Century
Autor(es): Montesanti, Adriana Pernambuco
Primeiro Orientador: Pernambuco, Juscelino
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Maria Flávia
metadata.dc.contributor.referee2: Pacífico, Soraya Maria Romano
Resumo: Os slogans de cerveja no Brasil têm conseguido agradar o telespectador e despertar a curiosidade dos pesquisadores pela criatividade e originalidade. É, portanto, relevante observar o que há subjacente à construção imagética desses slogans e ao texto que eles veiculam. O objetivo deste trabalho foi analisar as construções discursivas e as vozes presentes nos slogans de cerveja do século XXI, veiculados pela mídia. O objetivo específico foi verificar o uso da imagem feminina nos slogans, em busca de detectar a presença de exploração do corpo da mulher para atrair a atenção masculina e o aumento de consumo da bebida. A justificativa desse trabalho deve-se ao fato de ser necessário verificar se a presença preponderante da figura das mulheres nas propagandas está diretamente ligada a um discurso predominantemente masculino sobre a figura feminina. O arcabouço teórico será constituído pelas reflexões e descobertas de Bakhtin (1997; 2003; 2010) sobre o dialogismo e a polifonia, bem como pelos estudos de Fiorin (2006), Koch (2002), Brait (2003, 2007, 2011) e Barros (2003). O embasamento teórico foi buscado para sustentar as análises de cada slogan com a observação das relações dialógicas existentes entre eles e os efeitos de sentido da imagem feminina construída pelas agências de publicidade e veiculadas pela mídia. O procedimento metodológico consistiu em analisar 15 slogans de cerveja do século XXI. O corpus foi coletado em revistas, propagandas televisivas e sites das empresas da marca e das agências de publicidades envolvidas. Os slogans utilizados nesse trabalho foram, pela ordem: 1) Devassa “Todo mundo tem um lado Devassa”; 2) Antarctica “Boa, só se for Antarctica”; 3) Skol A cerveja que desce redondo; 4) Kaiser, “Essa é gostosa!; 5) Bavária: Não beba só uma, Bebavárias, 6) “Para bom bebedor, Meia palavra basta; Schin 7)“Cervejão”; Brahma: “Refresca até pensamento”, “Esquadrão refresca” 8) Com Glacial tem jogo, “Com Glacial o verão vira diversão”, “Cerveja Glacial combina com tudo” - Se tem glacial tem jogo”, “glacial essa é sensacional”, 9) “Cerveja Colônia - slogans : é Disso que eu gosto e essa pegou”. Palavras-chave: dialogismo; gêneros discursivos; slogans; cerveja; século XXI.
Abstract: Beer’s slogans in Brazil have been pleased viewers and awaken researchers’ curiosity for the creativity and originality they have. Therefore, it is relevant to observe what is underlying the imagery construction of these slogans and the text that they convey. This report aimed to analyse the discursive constructions and the voices which are present in beer’s slogans of the 21st Century, conveyed through the media. The specific aim was to verify the use of female image in the slogan, in search of detecting the presence of woman’s body exploration to attract male attention and increase the alcoholic drink consumption. The reason of this report is due to the necessity of verification, concerned the issue if the predominant presence of women figure in advertisements is direct linked to a speech which is predominantly masculine over the feminine figure. The theoretical framework will be comprised of reflections and discoveries of Bakhtin (1997; 2003; 2010), concerned the dialogism and polyphony, as well as the studies of Fiorin (2006), Koch (2002), Brait (2003, 2007, 2011) and Barros (2003). The theoretical background was sought to sustain the analyses of each slogan, observing the dialogic relations that exists among them and the effects of meaning concerned the use of female image by the advertisement agencies and conveyed in the media. The methodological procedure consisted in to analyse five Brazilian beer’s slogans, from the year 2000 up to nowadays. The corpus was collected through advertisements in magazines, television and specific companies’ websites of some brands and marketing companies involved. The slogans used on this report were, placed by order: 1) Devassa “Todo mundo tem um lado Devassa”; 2) Antarctica “Boa, só se for Antarctica”; 3) Skol A cerveja que desce redondo; 4) Kaiser, “Essa é gostosa!; 5) Bavária: Não beba só uma, Bebavárias, 6) “Para bom bebedor, Meia palavra basta; Schin 7)“Cervejão”; Brahma: “Refresca até pensamento”, Esquadrão refresca” 8) Com Glacial tem jogo, “Com Glacial o verão vira diversão”, “Cerveja Glacial combina com tudo” - Se tem glacial tem jogo”, “glacial essa é sensacional”, 9) “Cerveja Colônia - slogans : é Disso que eu gosto e essa pegou”. Keywords : dialogism; discursive gender; slogans; beer; 21st Century.
Palavras-chave: Dialogismo
Gêneros discursivos
Slogans
Cerveja
Século XXI
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: MONTESANTI, Adriana Pernambuco. O dialogismo em slogans brasileiros de cervejas do século XXI. Franca, 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1058
Data do documento: 15-Mar-2013
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