Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/164
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os tutores da Educação a Distância: um novo profissional da educação superior brasileira |
Autor(es): | Aceti, Débora Cristina Siqueira |
Primeiro Orientador: | Haas, Celia Maria |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo conhecer o perfil dos tutores a distância de uma instituição privada de Educação Superior e a percepção dos mesmos em relação ao significado e importância da Educação Superior e da Educação a Distância (EaD). Tem também o propósito de identificar a influência da formação acadêmica na atuação desta função. A hipótese do trabalho é que as características de formação acadêmica dos tutores a distância que exercem as atividades na Educação Superior são insuficientes como suporte pedagógico ao trabalho com as ferramentas tecnológicas atuais presentes na EaD. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada por meio de questionário enviado a 92 tutores, e o levantamento das informações foi completado com a entrevista de 10 profissionais deste grupo. A coleta de dados teve por escopo desvelar a composição do corpo de tutores atuantes na instituição estudada. Os resultados obtidos demonstram uma visão preconceituosa sobre a EaD, principalmente nos tutores formados - graduação ou pós-graduação - nas instituições públicas. Observou-se que, os tutores com formação nas áreas de exatas, apresentam um entendimento da Educação e da EaD atrelada as questões de mercado de trabalho e a qualificação profissional. Obtivemos como resultado positivo a demonstração que a ausência de ferramentas virtuais ao longo da graduação ou pós-graduação, não inviabilizam o trabalho nesta modalidade de ensino, e que há uma adequação do conteúdo teórico e prático destes profissionais para trabalhar com inovações em ambiente de ensino e aprendizagem, como também a relevância que eles atribuem à modalidade na contribuição da transformação social individual e da coletividade do aluno |
Abstract: | The present academic work aims to understand the profile of Higher Education Private Institution Distance Education tutors and their perception in relation to the meaning and importance of Higher Distance Education. It also has the purpose of identify the influence of academic background in this role. The hypothesis is that the characteristics of Distance Education tutor academic studies who teaches in Universities are insufficient as pedagogical support for this job because of the educational work with the current technological tools present in the Distance Education. The qualitative study was conducted through a questionnaire sent to 92 tutors, and a survey information was supplemented with interviews of 10 professionals in this group. The data collection aimed to reveal the composition of the group of tutors working in the institution studied. The results obtained demonstrate a prejudiced view on the Distance Education, especially in trained tutors - undergraduate or graduate - in Public Institutions. It was observed that tutors trained in the areas of exact sciences, have an understanding of education and distance education issues tied to the labor market and vocational training. We obtained a positive result demonstrating that the absence of virtual tools throughout the undergraduate or graduate, do not impede the work in this type of education, and that there is a adequacy of theoretical and practical content of these professionals to work with innovations in teaching environment and learning, as well as the importance they attach to the form the contribution of individual and social transformation of the student community |
Palavras-chave: | Educação a Distância Tutores a Distância Perfil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Cidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | UNICID |
Departamento: | Departamento 1 |
Programa: | Programa de Pós- Graduação Mestrado em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/164 |
Data do documento: | 27-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Débora Cristina Siqueira Aceti.pdf | 876.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.