Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A construção da cidadania nos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM)
Autor(es): Silva, Nelson Peres da
Primeiro Orientador: Silva, Jair Militão da
Resumo: A presente pesquisa procurou analisar de forma crítica e reflexiva a nova proposta curricular para o ensino médio protagonizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e interpretada como política pública social para a educação básica na década de 1990. Para efetivá-la, optou-se por uma abordagem metodológica exploratória e argumentativa, procurando compreender o conceito de cidadania a partir de sua origem no mundo grego e seu percurso na história da humanidade, a evolução da educação na sociedade brasileira a partir da Independência do País, a educação básica no contexto atual e o novo currículo escolar do ensino médio. Os resultados da pesquisa bibliográfica demonstraram as mutações do conceito de cidadania na história da humanidade, seus avanços e recuos na organização de uma sociedade mais justa e a construção da educação brasileira fundada em interesses das classes dominantes. Mesmo assim, podemos destacar que a educação brasileira conquistou avanços significativos nas últimas décadas, principalmente com a Constituição Federal de 1988 que assegurou a universalização do ensino médio a todos os brasileiros, pelo menos em termos constitucionais. Durante a descrição e análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Parâmetros Curriculares Nacionais constatamos que o pretenso currículo escolar para o ensino médio não assegura a formação do educando para a cidadania, mas adota sua centralidade na formação de mão de obra para atender às exigências do mercado capitalista de cunho neoliberal. Os altos índices de evasão escolar e baixo rendimento são os principais fatores que tornaram o ensino médio um instrumento de exclusão social, principalmente por atingir com maior intensidade as classes menos favorecidas.
Abstract: This research analyzed critically and reflexively the new curricular proposal for Secondary Education, based on Brazilian Curricular Parameters, that was interpreted as public social policy for basic education in the 1990s. This current research utilized a theoretical method in an attempt to understand the citizenship concept since its origin in the Greek society and its journey in the humanity history; the education development in the Brazilian society since the Brazilian’s Independence; the basic education in the current days and the new curriculum proposal for Secondary Education by the Brazilian Curricular Parameters. The bibliography research results showed that the citizenship concept had mutations during the humanity history, it showed also its influences for an equality society development, and the Brazilian education arrangement based on ruling social groups interests. It has been showed that the Brazilian education has achieved significant advances in the last few decades, mainly with the National Constitution (1988), which has ensured the Secondary Education rights to all the Brazilian students, at least in constitutional terms. The analysis of the following items - Education Basis and Aims Act National Education, Curricular Basis for Secondary Education and Brazilian Curricular Parameters - has showed that the Secondary Education basis does not teach the citizenship concept, but its intend to training the students for the requirements of the capitalist market. The high rates of dropout and student low income contributed to turn the Secondary Education into social exclusion factor, and those factors should affect mainly poor social groups
Palavras-chave: Políticas Públicas em Educação
Educação Básica
Cidadania
Currículo Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Citação: ANDRADE, M. C.de M. Cidadania e Cultura na Escola. In: BITENCOURT, Agueda Bernadete e Col. Estudo Pensamento e Criação, 1ª.edição. Campinas: UNICAMP, 2005 ARENDT, H. A. Condição Humana. 11ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 BOBBIO, N. A. Era dos Direitos. 8ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2004 BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil de 05 de março de 1824 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm Acesso em 11 de maio de 2011 _______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24/02/1891 Disponível em : http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Brazil/brazil1891.html Acesso em 15 de setembro de 2010 _______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 16 de julho de 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao34.htm Acesso em:13 de maio de 2011 _______. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/168
Data do documento: 19-Out-2011
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