Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1843
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação como vetor de sustentabilidade em parques nacionais: um estudo de caso sobre o Parque Nacional do Iguaçu
Autor(es): Machado, Rafael Rodrigues
Primeiro Orientador: Michaliszyn, Mario Sergio
Resumo: Observa-se que a qualidade e bem estar de uma população têm relação direta com a compreensão da biodiversidade em que faz parte e com sua participação nas ações de proteção deste ambiente natural. Neste cenário, os Parques Nacionais exercem papel fundamental por meio de suas ações de comunicação institucional. Protagonismo corroborado também pelos tratados globais que o Brasil faz parte, uma vez que orientam a essas áreas naturais oficialmente protegidas que exerçam efetivamente a função promotora de conhecimento crítico-reflexivo. Em favor desta perspectiva, a presente pesquisa investigou o Parque Nacional do Iguaçu e aprofundou olhar científico nas relações entre os campos da comunicação institucional e da sustentabilidade socioambiental. A problemática de pesquisa está na compreensão de como a comunicação institucional deste Parque Nacional pode auxiliar no alcance dos seus objetivos de criação, uma vez que esta área compõe um sistema nacional de unidades de conservação. A escolha deste objeto de estudo se valida pela sua história de criação, somada à complexidade de gestão atual, que tenta equalizar a proteção dos seus atributos ecossistêmicos à crescente visitação turística de massa. O corpus de análise foi construído a partir das seguintes técnicas metodológicas: referencial bibliográfico, levantamento documental, grupo focal, questionário aplicado e observação direta em campo. Os resultados evidenciaram que a comunicação institucional do Parque Nacional do Iguaçu influencia seus visitantes, assim como seus diferentes atores - funcionários, terceirizados e a população regional. A atividade interfere de diferentes formas, mas, principalmente, quando executada de forma institucionalizada promove melhor reflexão-crítica para o engajamento socioambiental. Apesar do histórico de ações comunicacionais a pesquisa observou que a atividade, ainda, é pouco desenvolvida ou subutilizada. Neste sentido, portanto, o estudo demonstra o grande potencial de desenvolvimento, organizacional e criativo, a partir das experiências de visitação e das inúmeras referências socioambientais inerentes ao próprio Parque Nacional e das regiões do entorno.
Abstract: It is observed that the quality and well-being of a population are directly related to the understanding of the biodiversity in which it is part and with its participation in the actions of protection of this natural environment. In this scenario, National Parks play a fundamental role through their institutional communication actions. Protagonism also corroborated by the global treaties that Brazil is part of, since they guide these officially protected natural areas that effectively exercise the function of promoting critical-reflexive knowledge. In favor of this perspective, this research investigated the Iguaçu National Park and deepened the scientific approach in the relations between the fields of institutional communication and socioenvironmental sustainability. The research problem is in the understanding of how the institutional communication of this National Park can help in the achievement of its creation objectives, since this area composes a national system of conservation units. The choice of this object of study is validated by its creation history, added to the complexity of current management, which tries to equalize the protection of its ecosystem attributes to the increasing mass tourist visitation. The corpus of analysis was constructed from the following methodological techniques: bibliographic reference, documentary survey, focus group, applied questionnaire and direct observation in the field. The results show that the institutional communication of the Iguaçu National Park influences its visitors, as well as its different actors - employees, subcontractors and the regional population. The activity interferes in different ways, but mainly, when carried out in an institutionalized way, it promotes a better reflection-critical for social-environmental engagement. Despite the history of communicational actions the research observed that the activity is still underdeveloped or underutilized. In this sense, therefore, the study demonstrates the great potential of development, organizational and creative, from the experiences of visitation and the numerous socioenvironmental references inherent to the National Park itself and the surrounding regions.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Sociologia ambiental
Comunicação nas ciências ambientais
Sustentabilidade e meio ambiente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Citação: MACHADO, Rafael Rodrigues. A comunicação como vetor de sustentabilidade em parques nacionais – um estudo de caso sobre o Parque Nacional do Iguaçu. Orientador: Mario Sergio Michaliszyn. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) – Universidade Positivo, Curitiba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1843
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Rodrigues Machado.pdfDissertação2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.