Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
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Tipo: Dissertação
Título: Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino médio: análise da base nacional comum curricular
Autor(es): Krebsbach, Geraldo Maria
Primeiro Orientador: Limont, Marcelo
Resumo: Está na hora de a educação ajudar a apoiar a preservação de recursos críticos que a humanidade precisa para prosperar. Para viver, crescer e se desenvolver, o homem sempre dependeu do planeta. No entanto, desde o final do último século, um novo modo de vida tem levado os bens naturais ao esgotamento. A acelerada urbanização, a explosão demográfica e o modelo de desenvolvimento econômico têm sido apontados como responsáveis por uma crescente degradação da natureza, intensificada nas últimas décadas, o que sugere a necessidade de adoção de medidas urgentes para não esgotá-la. Foi este o motivo para que a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tenha proposto, por meio da meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). No Brasil, o instrumento criado por legislação federal que contribui para o processo de implementação da EDS é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já em ação para o Ensino Fundamental e que, para o Ensino Médio (EM), teve a aprovação publicada no Diário Oficial da União em 18 de dezembro de 2018. O presente trabalho utilizou como método a análise bibliográfica e documental, a fim de diagnosticar a BNCC do EM quanto à sua afinidade com as políticas educacionais brasileiras e a EDS, em especial no contexto do EM e sua consonância com os preceitos da UNESCO. A análise da BNCC do EM apontou, nas ações que este documento propõe, contradições com os objetivos da EDS e declarados pelo próprio documento do MEC. A análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) evidenciou tais equívocos. Entre as proposições destacam-se, programas de capacitação docente, adequação da infraestrutura escolar e inserções curriculares na área de Ciências da Natureza, que contemplem os atuais problemas ligados à sustentabilidade, a fim de que a EDS se torne exequível na prática e não apenas no papel. Deste modo, espera-se que os resultados desta pesquisa possam ajudar docentes e gestores educacionais quando da implementação da BNCC para o EM.
Abstract: It is high time for education to help support the preservation of critical resources mankind needs to thrive. To live, grow and develop, humanity has always depended on the planet. However, since the end of the last century, a new way of life has driven natural assets to exhaustion. The accelerated urbanization, the demographic explosion and the economic development model have been pointed out as responsible for an increasing degradation of nature, intensified in the last decades, which suggests the need for urgent measures to not exhaust it. This was the reason why the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) proposed, through goal 4.7 of the Sustainable Development Goals (SDG), Education for Sustainable Development (EDS). In Brazil, the instrument created by federal legislation that contributes to the EDS implementation process is the National Common Curricular Base (BNCC), already in force for Elementary Education and which, for High School (EM), had the approval published in Diário Oficial da União on December 18, 2018. The present work used bibliographic and documentary analysis as a method, in order to diagnose the BNCC of the EM as to its affinity with Brazilian educational policies and the ESD, especially in the context of the EM and its consonance with UNESCO precepts. The analysis of the BNCC of the EM pointed out, in the actions that this document proposes, contradictions with the objectives of the EDS and declared by the MEC document itself. The analysis of questions from the National High School Examination (ENEM) highlighted these mistakes. Among the propositions we highlight, teacher training programs, adaptation of the school infrastructure and curricular insertions in the area of Natural Sciences, which contemplate the current problems related to Sustainability, so that the EDS becomes feasible in practice and not only in paper. In this way, it is hoped that the results of this research can help teachers and educational managers when implementing the BNCC for EM.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Professores - Formação
Gestão educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Citação: KREBSBACH, Geraldo Maria. Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino médio: análise da base nacional comum curricular. Orientador: Marcelo Limont. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) – Universidade Positivo, Curitiba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1847
Data do documento: 2019
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