Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
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Tipo: Dissertação
Título: Estratégia empresarial e a intensidade do conflito de agência: um estudo em unidades de negócios de atacado em uma instituição financeira brasileira
Autor(es): Oliveira, Valdir Recalde de
Primeiro Orientador: Soares, Juliano Lima
Resumo: Esta pesquisa teve como propósito analisar a correlação existente entre o conflito de agência e o desempenho dos executivos de uma instituição financeira brasileira. O estudo foi sedimentado em três construtos. O primeiro construto relaciona a Estratégia Corporativa, e a sua capacidade de gerar vantagem competitiva, conforme apresentado por Porter (1996), Mintzberg, et al (2010), e Barney e Hesterly (2011). O segundo construto apresenta a Teoria da Firma relatada no trabalho de Jensen e Meckling (1976), a qual conceitua como sendo problema de agência (Teoria de Agência) as divergências de interesses entre o Acionista e o Executivo. O terceiro construto aborda os conceitos de Balanced Scorecard (BSC), de Kaplan e Norton (1996), os quais apresentam o BSC como uma metodologia que amplifica o processo da estratégia para o campo operacional, e ainda os indicadores de desempenho tais como ROI (Return on Investment), EVA (Economic Value Added), e o ROA (Return on Assets), conforme Padoveze (2006). A investigação justifica-se na inexistência de trabalhos científicos abordando a Teoria de Agência em instituições financeiras, conferindo um potencial ineditismo, e contribuindo para a gestão estratégica do segmento. Como metodologia de pesquisa foi utilizado estudo quantitativo mediante o envio de questionário para os executivos objetos da pesquisa, sendo que a amostra analisada compôs-se de 69 executivos, de um universo de 82 participantes. Para a análise de dados, foram utilizadas a estatística descritiva (média, mediana moda e desvio padrão), a análise de correlação, a regressão múltipla e a mediação. A principal contribuição da pesquisa reside no próprio aprofundamento acerca dos conceitos de conflitos de agência aplicados em instituições financeiras. A partir do presente estudo, é possível dimensionar de forma segura os impactos que os conflitos de agência podem provocar no resultado de uma instituição financeira. A maior contribuição foi o indicativo da correlação positiva e moderada existente entre a intensidade do conflito de agência e a medida de desempenho ROI. Os testes de regressão linear envolvendo os fatores “Relação dos Executivos com o Empregados” e a medida de desempenho ROI – Return on Investment apresentou um comportamento em que 17,2% do ROI é explicado exclusivamente pelo fator Executivos x Empregados, com uma significância de 0,000. Não houve comprovação com significância cientificamente aceitável nas hipóteses apresentadas. Por fim, orienta-se, como pesquisa futura, o aprofundamento nos resultados de correlação obtidos com o fator Intensidade de Conflito de Agencia e o ROI.
Abstract: The aim of this research was to analyze the correlation between agency conflict andexecutive’s performance in a Brazilian financial institution. The study was base in three constructs. The first one is about corporate strategy and its ability to generate competitive advantage, as explained by Porter (1996), Mintzberg et al (2010) and Barney and Hersterly (2011). The second construct presents the theory of the firm reported in a Jensen and Meckling (1976) study, which indicates the divergence of interests between the shareholder and the executive as a agency problem (agency theory). The third construct discusses the concepts of Balanced Scorecard (BSC) of Kaplan and Norton (1996), which introduces BSC as a methodology that amplifies the operational field’s strategy process, and also presents the following performance indicators: ROI (Return of Investment); EVA (Economic Value Added); and ROA (Return on Assests) – according to Padoveze (2006). This research is justified by the lack of scientific productions about the agency theory in financial institutions. It gives to the study an originality potential, also contributing to the strategic management of the segment. As methodology, quantitative study was used. In collecting data, a questionnaire was sent to the executives related to the investigation. The sample was composed by 69 executives of 82 participants. For the data analysis, we used descriptive statistics (mean, median and standard deviation), correlation analysis, multiple regression and mediation. The main contribution of this research lies in the deepening about the concepts of agency conflicts applied in financial institutions. From the present study, it is possible to safely dimension the impacts that agency conflicts can have on the outcome of a financial institution. The greatest contribution is the positive and moderate correlation between the intensity of agency conflict and the measure of ROI performance. The linear regression tests involving the "Employee Relationship to Employees" factors and the performance measurement ROI - Return on Investment showed a behavior whereupon 17.2% of the ROI is explained exclusively by the Executives vs. Employees factor, with a significance of 0.000. There was no evidence with scientifically acceptable significance in the presented hypotheses. Finally, we suggest future researches focused on the correlation results obtained with the Agency Conflict Intensity factor and ROI.
Palavras-chave: Administração
Administração de conflitos
Planejamento empresarial
Desempenho
Instituições financeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós- Graduação
Programa: Programa de Pós- Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1877
Data do documento: 2017
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