Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A ação supervisora no cotidiano escolar, é possível contribuir pedagogicamente com a escola?
Autor(es): Delacalle, Nice Pastor
Primeiro Orientador: Silva, Jair Militão da
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar se e como Supervisor de Ensino do Sistema Público Estadual Paulista pode contribuir pedagogicamente com a escola. Seu objeto de estudo é a ação supervisora. Os procedimentos utilizados para sua realização foram três: a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os resultados obtidos demonstram que o Supervisor pode contribuir pedagogicamente com a escola, entretanto esta contribuição é pequena em decorrência da inexistência de condições necessárias ao exercício da profissão. Do ponto de vista das atribuições legais, estas se sustentam sob o viés fiscalizatório e burocrático, que pode ser diminuído com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Em relação à organização da Secretaria de Educação, sua estrutura exige muito mais do que o previsto. Outro aspecto é a ausência de pessoal – apoio e pedagógico - para a realização do trabalho nas diferentes instâncias. A competência técnica deste profissional prescinde de formação reflexiva, que deve ser iniciada através da construção de um sujeito coletivo dentro da Supervisão de Ensino, sendo que sua atuação deve focar-se na formação continuada dos profissionais da Secretaria de Educação. Na dimensão política de sua atuação deve estar voltada para a valorização da pessoa humana, do respeito aos direitos e aos deveres de cada pessoa, ou seja, sua atuação deve pautar-se no apoio e articulação da construção coletiva da Proposta Pedagógica da escola. A atuação dos Supervisores em duplas fortalece o processo educativo nas escolas, amplia a possibilidade de diálogo e reflexão com as equipes gestoras, estabelecendo assim um processo formativo contínuo e específico. A escola atual, plural, prescinde de profissionais que estejam abertos para atuar em situações reais.
Abstract: The objective of research was investigate if and how the Education Supervisor of São Paulo’s Public State System may contribute pedagogically with School. The study object is the supervisional action, using three procedures for conducting: documentary research, literature research and action research. The results shows the Supervisor may contribute to the school pedagogically, however this is a small contribution due to lack of necessary conditions for practicing the profession. From the standpoint of legal duties, they hold up under the fiscalization and bureaucratic bias which can be decreased with the use of Information and Communication Tecnology. Regarding the organization of São Paulo State Secretary of Education, it’s structure requires much more than expected. Another aspect is the absence of staff – educational and support – to perform the work in different instances. The technical expertise of this professional training lacks reflective formation, which must be initiated by building a collective subject within the Supervision of Education, its procedures focused on continuing education of professionals of São Paulo State Secretary of Education. In the political dimension of their work, should be focused on the valuation of the individual person, on respecting the rights and duties of each person, that is to say, its performance should be guided in the support and articulation of a collective construction of Pedagogic Motion of School. The Supervisors working in pairs strengthens the educational process in schools and increase the opportunity for dialogue and reflection with the management teams establishing a training process continuous and specifc. The current school, plural, lacks professional who are open to operate in real situations.
Palavras-chave: Supervisão de ensino
Legislação escolar
Sujeito coletivo
Políticas públicas em educação
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cidade de São Paulo
Sigla da Instituição: UNICID
Departamento: Departamento 1
Programa: Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/188
Data do documento: 23-Nov-2010
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