Repositório Institucional UP Campus sede – Ecoville Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
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Tipo: Dissertação
Título: À luz de Habermas: comunicação organizacional em uma instituição financeira estatal
Autor(es): Kormann, Marcos Roberto
Primeiro Orientador: Steiner Neto, Pedro José
Resumo: O referido estudo tratou de verificar como os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas são utilizados em ambientes de banco controlado pelo Estado, através da observação e análise da utilização de discursos comunicativos, dentro deste ambiente. O cenário bancário brasileiro foi selecionado para esta avaliação considerando seu contexto e suas atualizações frente ao novo mundo digital e dos impactos sobre sua estrutura funcional, que direciona a novas formas de comunicação interna, sendo desta forma uma importante fonte de observação e análise. Foi formulado com natureza qualitativa, tendo o componente empírico desta pesquisa sido delineado por procedimentos ideográficos (observação, análise de documentos e pesquisas semiestruturadas), procurando se obter maior “consistência” epistemológica em relação à base teórica. As principais evidências encontradas demonstram que a instituição pesquisada vem ampliando seus mecanismos de expressão e coleta de posicionamento de sua base funcional, embora seja percebido especialmente nas áreas mais operacionais pontos que devam ser melhor avaliados, já que não podem ser estendidos à toda a organização. Procurou-se, portanto, pautado pela Teoria do Agir Comunicativo, “confrontar” as ideias do autor com o ambiente prático, social, efetivo, do mundo comercial, visando compreender melhor o processo de comunicação dentro de uma empresa controlada pelo Estado brasileiro.
Abstract: This study aimed to verify how the assumptions of the Habermas Communicative Theory are used in a State controlled bank environment, through the observation and analysis of the use of communicative discourses within this environment. The Brazilian banking scenario was selected for this evaluation considering its context and its updates to the new digital world and the impacts on its functional structure, which directs to new forms of internal communication, being thus an important source of observation and analysis. It was formulated with a qualitative nature and the empirical component of this research was delineated by ideographic procedures (observation, document analysis and semi-structured research), seeking to obtain greater epistemological consistency in relation to the theoretical basis. The main evidences found that the research institution has expanded its mechanisms of expression and collection of positioning of its functional base, although it is perceived that more operational areas points should be better evaluated, since they cannot be extended to the whole organization. Therefore, based on the Theory of Communicative Action, the aim was to confront the author's ideas with the practical, social, and effective environment of the commercial world, intending to better understand the communication process within a company controlled by the Brazilian State.
Palavras-chave: Administração
Comunicação
Bancos - Supervisão do estado
Qualidade no relacionamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Programa de Pós-Graduação em Administração
Programa: Pós-Graduação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1884
Data do documento: 2017
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