Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/1885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChiumento, Márcio Antônio-
dc.date.accessioned2021-04-22T19:59:56Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2021-04-22T19:59:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1885-
dc.description.abstractThe present study analyzes the contribution of technological innovation in the expansion of bank profitability. This is relevant because institutions that do not adapt to market changes, especially with regard to technological innovations in customer service, will be subject to a drop in market share, resulting in a decrease in revenues, or even their extinctions. Through qualitative and quantitative research methods, the objective is to identify and describe the impact of the transformation of the digital service model on the profitability of a business unit, known as the Exclusive Office. In this sense, technological innovation, its characteristics and its models are first conceptualized, so that it is possible to focus on the technological innovation of banking and to approach studies that deal with the subject. In this same chapter we draw a history of Bank of Brazil, object of this study, its corporate strategy and its insertion in the digital model. The second chapter deals with the research methodology, the study in a quantitative analysis, the collection of statistical data and a qualitative research with a questionnaire applied, seeking to correlate the profitability indicators with other variables (age, income and sex). Finally, the third chapter relates the empirical and theoretical data to the reality presented in the research and provides suggestions for future studies on financial institutions. This study concludes that technological innovations have a high impact on profitability, even in the short term, and that, often, there is no need for large expenditure of financial resources, only adaptations and interventions in their existing structures. In addition, it was possible to identify new possibilities of segmentation of clients seeking to increase profit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Positivopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBanco do Brasilpt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectExpansão negocialpt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.titleA contribuição da inovação tecnológica na expansão da rentabilidade bancáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648550696373666pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500765563409109pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa a contribuição da inovação tecnológica na expansão da rentabilidade bancária. Isto se mostra relevante, pois as instituições que não se adaptarem às mudanças de Mercado, sobretudo no que diz respeito a inovações tecnológicas de atendimento aos seus clientes, estarão sujeitas à queda de participação no Mercado, consequentemente diminuição no faturamento ou, até mesmo, as suas extinções. Por meio de métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa o objetivo é identificar e descrever qual o impacto da transformação do modelo de atendimento digital na rentabilidade de uma unidade de negócios, denominada Escritório Exclusivo. Neste sentido, primeiramente conceitua-se inovação tecnológica, suas características e seus modelos, para então se debruçar na inovação tecnológica bancária e abordar estudos que tratam sobre o tema. Nesse mesmo capítulo traça-se um histórico do Banco do Brasil, objeto desse estudo, sua estratégia corporativa e sua inserção no modelo digital. No segundo capítulo tratam-se da metodologia de pesquisa, o estudo em uma análise quantitativa, pelo levantamento de dados estatísticos e pesquisa qualitativa com questionário aplicado, buscando correlacionar os indicadores de rentabilidade com outras variáveis (idade, renda e sexo). Por fim, o terceiro capítulo relaciona os dados empíricos e teóricos com a realidade apresentada na pesquisa e traz sugestões para futuros estudos voltadas às instituições financeiras. Esse estudo conclui que as inovações tecnológicas têm alto impacto na rentabilidade, mesmo em curto prazo, e que, muitas vezes, não há necessidade de dispêndio vultoso de recurso financeiro, apenas adaptações e intervenções em suas estruturas já existentes. Além disso, foi possível identificar novas possibilidades de segmentação de clientes buscando ampliar o lucro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO ANTONIO CHIUMENTO.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.