Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Livia Antonelli e-
dc.date.accessioned2021-04-26T21:40:02Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2021-04-26T21:40:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1934-
dc.description.abstractThis research was a case study to analyze the phenomenon of transition to sustainability in authorial fashion businesses in the city of Curitiba-PR. The study was developed from the analysis of the circular economy theories and the socio-technical transition of innovation, based on the multilevel perspective approach (MLP). The results indicated that the landscape exerts pressure on the regime and opens windows of opportunity with the influence of historical fashion factors, the use of technology, cultural movements such as slow food and slow fashion, and the economic crisis in Brazil. It was found that the regime is dominated by consumers who still decide based on price and status factors, and by major brands in the fashion sector, which are low cost and that, for the most part, do not have sustainability concerns. It was found that the authorial fashion businesses are from niche and are characterized by strong innovative and creative character, but lack professionalization. All brands analyzed have circular economy initiatives in their processes, including: qualified suppliers, reuse and use of discarded materials, craft production and consumer awareness. The main challenges and opportunities for the development and growth of authorial brands were also analyzed. The results showed that authorial fashion companies in Curitiba contribute to the modification of the current regime, seeking the viability of changes from the financial, business, product and innovation towards the environment and sustainability. Thus contributing to the transition to sustainability over the long term horizon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Positivopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectVestuário - Comérciopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleTransição para sustentabilidade na moda autoral: um olhar a partir da economia circularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242735930342908pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Danielle Denes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7345676312428024pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tratou-se de um estudo de caso para analisar o fenômeno da transição para sustentabilidade em negócios de moda autoral na cidade de Curitiba-PR. O estudo se desenvolveu a partir da análise das teorias da economia circular e da transição sociotécnica da inovação, com base na abordagem da perspectiva multinível (MLP). Os resultados indicaram que a paisagem exerce pressão no regime e abre janelas de oportunidade com a influência de fatores históricos da moda, do uso da tecnologia, de movimentos culturais, e da crise econômica no Brasil. Verificou-se que o regime é dominado por consumidores que ainda decidem pelos fatores preço e status, e por grandes marcas do setor da moda, que apresentam baixo custo e que, em sua maioria, não possuem como preocupação a sustentabilidade. Identificou-se que os negócios de moda autoral são de nicho e caracterizam-se por forte caráter inovador e criativo, porém carecem de profissionalização. Todas as marcas analisadas apresentam iniciativas da economia circular em seus processos, entre elas: fornecedores qualificados, reutilização de resíduos e uso de materiais descartados, produção com processos artesanais e conscientização dos consumidores. Analisaram-se ainda os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento e crescimento das marcas autorais. Os resultados mostraram que as empresas de moda autoral em Curitiba contribuem para a modificação do regime atual, buscando a viabilidade de mudanças do ponto de vista financeiro, de negócios, produtos e inovação em direção ao meio ambiente e a sustentabilidade. Colaborando assim para a transição para a sustentabilidade no horizonte de longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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