Repositório Institucional UNICID Campus Tatuapé Dissertações Mestrado Acadêmico em Educação
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dc.creatorAntonio, Valmir Ederaldo de-
dc.date.accessioned2019-11-19T19:36:11Z-
dc.date.available2008-08-21-
dc.date.available2019-11-19T19:36:11Z-
dc.date.issued2008-09-09-
dc.identifier.citationANTONIO, Valmir Ederaldo de.A.P.M. Associação de Pais e Mestres: uma contribuição à sua compreensão. 2008. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/219-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to talk about how the participation of parents, teachers, students and community occurs in the A.P.M.’s in São Paulo and how this institution does the goals predicted in its standard statute. We also have as objective to talk about the A.P.M.’s since it origins until nowadays, to help the reader to understand the evolution and changes during the years. To achieve this purpose, we look for a dialogue with different authors inside a theoretical referential that looks for participation, charity work, collective person and autonomy. To realize this paper I used the empirical inductive method, in other words, we part from a single object to achieve the global one. As a methodological proceeding, I used the bibliographic research to find a referential theory and save important elements about the history of A.P.M.’s and I also used the documental analysis to read, understand and compare different laws, resolutions, decrees, communicates, statutes, etc; to do the final reflexion and do some considerations, I used my 23 years of experience as a teacher, principal and education supervisor, where I could participate in some A.P.M. groups several times in different schools. This paper has the following keywords: A.P.M, involvement, community, collective guy, autonomy and communitarian workpt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Cidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAPMpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectSujeito coletivopt_BR
dc.subjectAutonomia e trabalho comunitáriopt_BR
dc.titleA.P.M. Associação de Pais E Mestres: uma contribuição à sua compreensãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ID05633527879pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6643341040649585pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jair Militão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900935972002428pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo examinar em quais proporções efetiva-se a participação dos pais, professores, alunos e comunidade na A.P.M.estudada e em que medida essa instituição cumpriu os pressupostos previsto em seu estatuto padrão. Objetivou - se também traçar um histórico das A.P.M.(s) desde suas origens até os dias atuais, para que o leitor possa entender sua evolução e modificações ao longo dos anos. Para inferir algumas considerações, buscou – se um diálogo com vários autores dentro de um referencial teórico que abrangesse participação, trabalho comunitário, sujeito coletivo e autonomia. Na realização do trabalho, empregou-se o método empírico – indutivo, ou seja, partiu - se do objeto singular para chegar à generalização. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para levantar parâmetros teóricos e resgatar elementos importantes da trajetória histórica das A.P.M.(s); aplicou-se também a análise documental para ler, interpretar e comparar as várias leis, resoluções, decretos, comunicados, estatutos, etc.; por fim, para fazer a reflexão final e chegar a determinadas conclusões, fez-se uso do relato de experiência, em consonância com os vinte e três anos de experiência que tive como Professor, Vice Diretor, Diretor e Supervisor de Ensino, nos quais pude compor os quadros da A.P.M. por inúmeras vezes em diversas escolas. Este trabalho possui as seguintes palavras – chaves: APM – Participação – Comunidade – Sujeito Coletivo, Autonomia e Trabalho Comunitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Mestrado Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNICIDpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
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DAVIS, Claudia L.F – GROSBAUM, Marta W. – Módulo VI – Como gerenciar os recursos financeiros? DAVIS, Claudia L.F – GROSBAUM, Marta W. – Módulo VII – Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? ABREU, Marisa Vasques de – MOURA, Esmeralda – Módulo VIII – Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? DAVIS, Claudia L.F – GROSBAUM, Marta W. – Módulo IX – Como desenvolver a avaliação institucional na escola? CRENTRO DE EDUCAÇÃO e DOCUMENTAÇÃO PARA AÇÃO COMUNITÁRIA.- Livro do Diretor – Espaços e pessoas – São Paulo,2002 Decreto Estadual / SP nº 12.983, de 15/12/1978. Estabelece o 3º estatuto padrão das A.P.M.(s). Decreto Estadual / SP nº 40.785/96. Decreto Estadual / SP nº 48.408/04. Decreto Estadual / SP nº 50.756/06. Decreto Estadual / SP nº 52.608, de 14/01/1971. Promove a fusão das A.P.M.(s) e Caixa Escolares. DEMO, P. Participação é conquista – São Paulo, Cortez, 1988. 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