Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
Tipo: Dissertação
Título: Diretrizes para a educação ambiental em cursos técnicos
Autor(es): Coleto, Aline Cristina
Primeiro Orientador: Maranho, Leila Teresinha
Resumo: A proposta pedagógica dos cursos técnicos, baseada na interdisciplinaridade e relação constante da teoria com a prática favorece a educação ambiental. No entanto, ainda são escassos os estudos de educação ambiental aplicada diretamente a esta modalidade de ensino. O objetivo da presente dissertação consiste em propor diretrizes para a prática da educação ambiental em cursos técnicos, identificando a concepção de discentes e docentes sobre o meio ambiente e a educação ambiental, além de demonstrar a importância da educação ambiental e as suas interfaces em cursos técnicos. A presente dissertação é fundamentada em pesquisa aplicada, qualitativa e quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Foram aplicados questionários a discentes e docentes de cursos técnicos, sendo que as respostas foram categorizadas e analisadas com o objetivo de diagnosticar a realidade da educação ambiental nesta modalidade de ensino, identificar as suas especificidades e embasar diretrizes educacionais e de gestão para a educação ambiental em cursos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que a importância da educação ambiental em cursos técnicos é reconhecida, no entanto, as ações desenvolvidas não são integradas. A maioria dos docentes não conhece os parâmetros curriculares nacionais e possuem dificuldades em abordar as questões ambientais por meio da interdisciplinaridade e tema transversal. Por fim, com base no diagnóstico realizado são sugeridas diretrizes educacionais e de gestão para a efetividade da educação ambiental em conformidade com a legislação vigente e necessidades específicas desta modalidade de ensino.
Abstract: The pedagogic proposal, based on the interdisciplinarity and constant relation between theory and practice, favors the implementation of the environmental education in the technical courses. However, the studies about environmental education devoted straightly to this kind of teaching are still scarce. The aim of the present dissertation consists in proposing directives for the practice of the environmental education in technical courses, identifying the conception of students and teachers about environment and environmental education, besides demonstrating the importance of the environmental education and his interfaces in technical courses. The present dissertation is based on a qualitative and quantitative descriptive, bibliographical and documentary research method. Questionnaires were applied to students and teachers of technical courses. The answers were categorized and analyzed to diagnose how the environmental education is teaching in this kind of course. The results showed that the importance of the environmental education in technical courses is recognized by the students and teachers, but the actions are not integrated. Most of the teachers do not know the curricular parameters national and they have difficulties in boarding the environmental questions through the interdisciplinarity and cross subject. Finally, based on the comparison between the refined results and the legal determinations for the environmental education in technical courses, are suggested education and management directives for the effectiveness of the environmental education that contemplate the specific necessities of this kind of teaching.
Palavras-chave: Educação profissional
Tema transversal
Percepção ambiental
Interdisciplinaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2414
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Cristina Coleto.pdfDissertação635.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.