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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/2790
Tipo: | Tese |
Título: | A gestão de operações na administração a partir de três perspectivas: pesquisa, ensino e prática empresarial |
Autor(es): | Peinado, Jurandir |
Primeiro Orientador: | Graeml, Alexandre Reis |
Resumo: | Esta pesquisa analisou as consonâncias da importância atribuída às temáticas da Gestão de Operações na Administração, a partir das perspectivas da pesquisa, do ensino e da prática empresarial. Para isto foi elaborado um mapeamento dos temas pertinentes à Gestão de Operações com base na oferta de espaço editorial pelas revistas e congressos da área, que foi utilizado como referência para o restante do trabalho. A perspectiva da pesquisa foi obtida pelo levantamento de publicações sobre cada temática de Gestão de Operações em periódicos científicos no período de 2001 a 2010. A perspectiva do ensino de Gestão de Operações em cursos de graduação em Administração no Brasil foi obtida pela análise dos ementários e das matrizes curriculares de 47 cursos de graduação em Administração. A perspectiva da prática empresarial foi obtida por meio de entrevistas semidirigidas com os executivos diretamente responsáveis pelo sistema de produção adotado por quatro grandes montadoras do ramo automobilístico e pela análise de conteúdo dos documentos que orientam esses sistemas de produção. A seguir foi levantada, por meio de uma survey, a percepção da importância atribuída aos temas da Gestão de Operações das três categorias de profissionais: (1) pesquisadores mais prolíficos na publicação de artigos sobre temas da Gestão de Operações, (2) professores dos cursos de graduação em Administração que ministram disciplinas relacionadas à Gestão de Operações, e (3) profissionais responsáveis por processos produtivos de manufatura industrial. Os participantes foram convidados a responder um questionário com perguntas de escala Likert, com base nos temas propostos no mapeamento de temas, enviado por e-mail. A análise baseada na survey evidenciou que, a importância atribuída aos diversos temas da Gestão de Operações pelos representantes desses grupos não apresenta grande variação. Curiosamente, contudo, embora não haja dissonância na importância percebida das temáticas, conforme a survey aplicada a pesquisadores, professores e praticantes, essa dissonância se revela nas ações desses profissionais nas suas atividades cotidianas. Os pesquisadores priorizam temáticas em seus estudos que são, ao menos em parte, distintas daquelas que são enfatizadas no ensino e das que são utilizadas no dia-a-dia empresarial. Contrastando-se o que se pesquisa, o que se ensina e o que se pratica, percebe-se que, dentre os vinte assuntos destacados como os mais valorizados, três apresentam forte alinhamento entre as três perspectivas (15% dos assuntos de Gestão de Operações). Em relação às diferenças, observou-se que quatro dos vinte principais temas não se alinharam entre as três perspectivas (20% dos temas). Outra constatação foi a de que pesquisa e ensino dedicam atenção mais homogênea às diversas temáticas de Gestão de Operações, enquanto apenas 22,2% das temáticas da área concentram 75,5% da atenção dos praticantes, nas suas atividades cotidianas. |
Abstract: | This thesis analyzes the consonance of the importance assigned to the Operation Management themes by those involved in its research, teaching and practice. In order to accomplish that, the themes were previously mapped based on the offer of editorial space by journals and conferences and the mapping was used as a reference for all other activities. The researchers’ perspective was raised based on the themes of the papers they published in academic journals during the period from 2001 to 2010. The teaching perspective was captured from the analysis of the syllabuses of 47 business school courses on Operations Management in Brazil. The practitioners’ perspective was obtained by means of interviews with plant managers of four car assembly companies and the analysis of documents that are used as guidelines to their production systems. After that, a survey was carried out to gather information on the importance given to each of the Operations Management themes by professionals of the three categories: (1) active researchers in the field, (2) professors teaching Operations Management to Business students at undergraduate level, and (3) practitioners in charge of industrial processes in manufacturing plants. The participants were invited to answer a questionnaire with Likert scale questions, about the importance of each mapped Operations Management theme. The analysis based on the survey showed that there was no significant variation on the respondents understanding of the importance of the themes, regardless of their activity (research, teaching or practice oriented). However, in spite of that, dissonance is perceived with respect to the emphasis they give to such themes in their daily activities. Researchers prioritize themes in their studies that are, at least to some extent, different to those emphasized in teaching and those that are more often applied in the manufacturing plant routine. Contrasting what is researched, what is taught and what is done in the field, one notices that, among the twenty most valued themes, only three are common to professionals of the three categories (representing 15% of the Operations Management themes). With respect to the differences, four of the twenty main themes are not shared with any of the other categories (20% of the cases). Another interesting finding was that research and teaching pay a more homogeneous attention to all Operations Management themes, while practitioners focus their attention on fewer themes: in their case, 22.2% of the themes consume 75.5% of their attention in their daily routine. |
Palavras-chave: | Administração da produção Administração de empresas Teoria da administração Planejamento empresarial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
Sigla da Instituição: | IBICT |
Departamento: | Departamento 1 |
Programa: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2790 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
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