Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3028
Tipo: Dissertação
Título: O ensino do empreendedorismo na educação formal de crianças: um estudo de caso na rede municipal de Itaperuçu
Autor(es): Garcia, Antonio Celso Rezende
Primeiro Orientador: Ferreira, Fabio Vizeu
Resumo: O objetivo desta dissertação consiste em analisar o discurso acerca do empreendedorismo apresentado às crianças do quinto ano das escolas municipais de Itaperuçu/PR. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica dos Estudos Críticos Organizacionais. Como método, utilizou-se a abordagem qualitativa de estudo de caso, com coleta de dados em uma escola pertencente à rede municipal de Itaperuçu, a partir da observação, bem como por meio de entrevistas realizadas com o secretário de educação, o responsável pela metodologia de ensino do empreendedorismo, a professora e duas crianças. Os dados foram organizados a partir da metodologia de mapas de associação de ideias e a análise dos mesmos, seguiu os preceitos da análise do discurso que permitiu investigar a natureza ideológica do discurso do empreendedorismo apresentado para as crianças. Tais resultados evocam as reflexões acerca do papel do ensino do empreendedorismo para crianças matriculadas nas séries iniciais da educação formal.
Abstract: The aim of this work is to analyze the discourse about entrepreneurship presented to children of the fifth year of municipal schools in Itaperuçu / PR. The research was developed from the perspective of Critical Organization Studies. As a method, we used the qualitative approach of a case study with data collection at a school belonging to the municipal net of Itaperuçu, from observation as well as interviews with the Secretary of Education, the responsible for methodology of teaching entrepreneurship, the teacher and two children. The data were organized from maps of ideas association, for their examination, followed the precepts of discourse analysis which allowed to investigate the ideological discourse of entrepreneurship presented for children. These results evoke reflections about the role of entrepreneurship education for children enrolled in the early grades of formal education.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Ideologia
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Positivo
Sigla da Instituição: UP
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3028
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO CELSO REZENDE GARCIA.pdfDissertação1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.