Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3028
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino do empreendedorismo na educação formal de crianças: um estudo de caso na rede municipal de Itaperuçu |
Autor(es): | Garcia, Antonio Celso Rezende |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Fabio Vizeu |
Resumo: | O objetivo desta dissertação consiste em analisar o discurso acerca do empreendedorismo apresentado às crianças do quinto ano das escolas municipais de Itaperuçu/PR. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica dos Estudos Críticos Organizacionais. Como método, utilizou-se a abordagem qualitativa de estudo de caso, com coleta de dados em uma escola pertencente à rede municipal de Itaperuçu, a partir da observação, bem como por meio de entrevistas realizadas com o secretário de educação, o responsável pela metodologia de ensino do empreendedorismo, a professora e duas crianças. Os dados foram organizados a partir da metodologia de mapas de associação de ideias e a análise dos mesmos, seguiu os preceitos da análise do discurso que permitiu investigar a natureza ideológica do discurso do empreendedorismo apresentado para as crianças. Tais resultados evocam as reflexões acerca do papel do ensino do empreendedorismo para crianças matriculadas nas séries iniciais da educação formal. |
Abstract: | The aim of this work is to analyze the discourse about entrepreneurship presented to children of the fifth year of municipal schools in Itaperuçu / PR. The research was developed from the perspective of Critical Organization Studies. As a method, we used the qualitative approach of a case study with data collection at a school belonging to the municipal net of Itaperuçu, from observation as well as interviews with the Secretary of Education, the responsible for methodology of teaching entrepreneurship, the teacher and two children. The data were organized from maps of ideas association, for their examination, followed the precepts of discourse analysis which allowed to investigate the ideological discourse of entrepreneurship presented for children. These results evoke reflections about the role of entrepreneurship education for children enrolled in the early grades of formal education. |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Ideologia Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Positivo |
Sigla da Instituição: | UP |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3028 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO CELSO REZENDE GARCIA.pdf | Dissertação | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.