Repositório Institucional POSITIVO Universidade Positivo Dissertação Programa de Pós-Graduação em Administração
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, João Carlos de-
dc.date.accessioned2021-11-12T20:12:31Z-
dc.date.available2008-
dc.date.available2021-11-12T20:12:31Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3052-
dc.description.abstractThe theme entrepreneurship comes winning prominence in the academic and managerial areas, through articles, studies of cases, prizes and success entrepreneurs' examples. In spite of the growing concern with the theme, the studies about entrepreneurship has concentrated on the investigation of the characteristics, profile and the entrepreneur's potential; there is lack of works that they correlate the enterprising potential to the type or group of types of specific business, in that an entrepreneur can apply its capacity and entrepreneur competence. Starting from this verification, this research used a configurational perspective that considered the dimensions of personal characteristics, types of business and environment; seeking to identify significant variables to associate enterprising profiles with business or group of specific business. In the intention of verifying this idea, They were chosen 30 types of business, with objective of identifying characteristics common to entrepreneurs that are devoted to such activities. In the research process, such business were firstly appraised for technicians of SEBRAE and later for relative entrepreneurs to the chosen business, using as base a questionnaire structured starting from the personal characteristic dimensions, types of business and atmosphere. Then, the answers of the technicians' questionnaires and of the entrepreneurs they were submitted to the cluster analysis, to identify groupings of the business in function of the entrepreneur's characteristics and of the atmosphere, and which the more variables contributed to define each cluster. As results were obtained of the questionnaires applied the technicians, six clusters that possess theoretical and practical meaning, indicating the dimensions of personal characteristics and atmosphere can contribute to identify the entrepreneur potential in function of the specified group of business. The clusters generated from the entrepreneu's answers didn't demonstrate the same assertiveness of the interpretation. To validate the clusters, interviews were accomplished with entrepreneurs that working in each one of the clusters, in order to refine and to validate the classification.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Positivopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleDimensões da prática empreendedora: um estudo empírico com analistas e empresáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322666328183215pt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Bruno Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0237284331852633pt_BR
dc.description.resumoO tema empreendedorismo vem ganhando destaque na área acadêmica e empresarial, em artigos, estudos de casos, prêmios e exemplos de empreendedores de sucesso. Apesar da preocupação crescente com o tema, os estudos sobre empreendedorismo têm se concentrado na investigação das características, perfil e potencial do empreendedor; há carência de trabalhos que correlacionem o potencial empreendedor ao tipo ou conjunto de tipos de negócios específicos em que um empreendedor possa aplicar sua capacidade e competência desbravadora. A partir desta constatação, esta pesquisa utilizou uma perspectiva configuracionista que considerou as dimensões de características pessoais, tipos de negócios e ambiente, visando identificar variáveis significativas para associar perfis empreendedores com negócios ou grupo de negócios específicos. No intuito de verificar esta idéia, foram escolhidos 30 tipos de negócios, com objetivo de identificar características comuns a empresários que se dedicam a tais atividades. No processo de pesquisa, tais negócios foram primeiramente avaliados por técnicos do SEBRAE e depois por empresários relativos aos negócios escolhidos, usando como base um questionário estruturado a partir das dimensões características pessoais, tipos de negócios e ambiente. Depois, as respostas dos questionários dos técnicos e dos empreendedores foram submetidas à análise de cluster, para identificar agrupamentos dos negócios em função das características do empreendedor e do ambiente, e quais as variáveis mais contribuíam para delimitar cada cluster. Como resultados foram obtidos dos questionários aplicados aos técnicos seis clusters que possuem significado teórico e prático, indicando assim que aparentemente as dimensões de características pessoais e ambiente podem contribuir para identificar o potencial empreendedor segundo um grupo de negócios especifico. Os clusters gerados a partir das respostas dos empresários não demonstraram a mesma assertividade de interpretação. Para validar os clusters, foram realizadas entrevistas com empresários atuantes em cada um dos clusters, a fim de refinar e validar a classificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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