Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/3118
Tipo: Dissertação
Título: O Ato Responsável da Gestão Democrática no Projeto Político Pedagógico da E. E. Profa. Carmem Nogueira Nicácio
Título(s) alternativo(s): The Responsible Act of Democratic Managemente in the Pedagogical Political Project of E E Profa. Carmem Nogueira Nicácio.
Autor(es): Cintra, Elisandra Silveira Moura
Primeiro Orientador: Borges, Marilurdes Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Pacífico, Soraya Maria Romano
metadata.dc.contributor.referee2: Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
Resumo: A pandemia do Covid-19 que atingiu o mundo em fevereiro de 2020 promoveu o distanciamento social e transformou a forma de viver em todos os países do mundo. A instituição escolar foi a primeira a ser impactada com a suspensão das aulas presenciais. O formato de ensino precisou ser modificado e as práticas educativas passaram a ocorrer de forma remota. Essa realidade motivou a presente pesquisa, que tem por objetivo geral analisar a ação gestora nas vozes sociais materializadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Profa. Carmem Nogueira Nicácio, a fim de observar, na prática gestora em momento de reestruturação do ensino devido à pandemia do Covid-19, como se efetiva uma gestão democrática. Os objetivos específicos deste estudo são observar como as relações dialógicas que norteiam as ações do diretor se manifestam no PPP da escola, como o diretor responde a elas e como ele age responsivamente em tempo de pandemia. Analisar como o diretor exerceu sua liderança nesse momento que impactou severamente a educação no Brasil possibilita uma autoanálise reflexiva sobre a prática gestora e uma melhoria no trabalho do diretor que reflete diretamente na comunidade escolar e na qualidade do ensino. Em momento de distanciamento social, ficou ainda mais visível a importância de uma gestão que proporcione a consolidação de espaços de interação entre todos os membros da comunidade escolar e de tomadas de decisões coletivas. Ao observar o ato responsável do profissional da educação, é possível ver como a ação gestora se realiza de forma democrática e busca garantir a qualidade da educação em prol da formação do cidadão e de uma sociedade sustentável. A metodologia adotada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico e qualitativo, em que se utiliza para a análise do corpus o dialogismo a partir dos conceitos de diálogo e de ato responsável, apresentados por Mikhail Bakhtin (2010) e pelo Círculo Bakhtiniano, desenvolvidos também nos estudos de Fiorin (2006), Faraco (2007), Brait (2006), Sobral (2009), dentre outros. A pesquisa bibliográfica sobre gestão democrática e Projeto Político Pedagógico centra-se nas bases teóricas que sustentam os seus princípios norteadores em Veiga (1995), Paro e Vasconcellos (2002) e Gadotti (1994) e nos documentos legislativos. No PPP, as vozes sociais interferem nas propostas de mudanças, na tentativa de consolidação de avanços para o fazer pedagógico em um novo formato (remoto) e se adequa à nova realidade educacional. É no ato responsável do diretor que a gestão democrática se efetiva no ambiente escolar, pois é ele que orquestra o alinhamento das ações executadas pela comunidade escolar para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Gestão Democrática; Projeto Político Pedagógico; Ato responsável; Distanciamento social; Mikhail Bakhtin.
Abstract: The Covid-19 pandemic that hit the world in February 2020 promoted social distancing and transformed a way of life in every country in the world. The institution school was the first to be impacted by the suspension of in-person classes. The teaching format needed to be modified and educational practices started to occur remotely. This reality motivated the present research, which aims to analyze the management action in social voices materialized in the Pedagogical Political Project (PPP) of the Escola Estadual Profa. Carmem Nogueira Nicácio, in order to observe, in the managerial practice at a time of restructuring of education due to the Covid-19 pandemic, how democratic management takes place. The specific objectives of this study are to observe how the dialogical relationships that guide the director's actions are manifested in the school's PPP, how the director responds to them and how he acts responsively in a time of pandemic. Analyzing how the director exercised his leadership at this moment, which severely impacted education in Brazil, allows for a reflective self-analysis on managerial practice and na improvement in the director's work that directly reflects on the school community and on the quality of teaching. At a time of social distancing, the importance of a management that provides for the consolidation of spaces for interaction between all members of the school community and for collective decision-making became even more visible. By observing the responsible act of the education professional, it is possible to see how the management action is carried out in a democratic way and seeks to guarantee the quality of education in favor of the formation of citizens and a sustainable society. The methodology adopted in this research is bibliographical and qualitative, in which dialogism is used for the analysis of the corpus, based on the concepts of dialogue and responsible act presented by Mikhail Bakhtin (2010) and by the Bakhtinian Circle, also developed in the studies of Fiorin (2006), Faraco (2007), Brait (2006), Sobral (2009), among others. The bibliographical research on democratic management and Pedagogical Political Project focuses on the theoretical bases that support its guiding principles in Veiga (1995), Paro and Vasconcellos (2002) and Gadotti (1994) and on the legislative documents. In the PPP, social voices interfere in the proposals for changes, in na attempt to consolidate advances towards pedagogical work in a new (remote) format and adapts to the new educational reality. It is in the responsible act of the director that democratic management takes place in the school environment, as it is he who orchestrates the alignment of actions carried out by the school community for the realization of the teaching-learning process. Keywords: Democratic Management; Political Pedagogical Project; Responsible Act; Social Distancing; Mikhail Bakhtin.
Palavras-chave: Linguística - Educação
Gestão democrática
Projeto político pedagógico
Ato responsável
Distanciamento social
Bakhtin, Mikhail, 1895-1975
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: CINTRA, Elisandra Silveira Moura. O ato responsável da gestão democrática no projeto político pedagógico da E.E. Profa. Carmem Nogueira Nicácio. Franca, SP, 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3118
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANDRA SILVEIRA MOURA CINTRA.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.