Repositório Institucional Cruzeiro do Sul Campus Liberdade Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: Leitura e produção do gênero publicitário em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Reading and gender of production advertising in the classroom.
Autor(es): Mendes, Sara Elisa Machado
Primeiro Orientador: Gebara, Ana Elvira Luciano
metadata.dc.contributor.referee1: Gebara, Ana Elvira Luciano
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Sonia Sueli Berti
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sandro Luis da
Resumo: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Texto, discurso e ensino: processos de leitura e de produção do texto escrito e falado, e se intitula Leitura e a Produção do gênero publicitário em sala de aula. Seu objetivo é verificar como a abordagem, por meio dos gêneros, apresentada no Currículo do Estado de São Paulo vem sendo implementada nas salas de aula e sua efetividade. Para tanto, o foco da pesquisa foi as atividades de leitura e escrita do gênero anúncio publicitário em turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental na rede estadual de Educação do Estado de São Paulo. No desenvolvimento do trabalho, foi possível observar a dinâmica dessa abordagem nas aulas verificando as adaptações feitas pelos professores para alcançar os objetivos propostos pelo Currículo e analisar as produções dos alunos como resposta a essa proposta. O trabalho está baseado nas teorias sociointeracionistas como as propostas por Schneuwly, Dolz (2011) e Bronckart (1997); na abordagem do ensino pelos gêneros como em Marcuschi e Bazerman (1994); na Análise do Discurso, com a contribuição de Bakhtin (2010) e sua concepção dialógica da linguagem; nas estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Conhecer para ensinar os diferentes multiletramentos presentes nos diversos gêneros existentes é uma tarefa essencial para o professor. A leitura e a produção de texto se inserem nesse quadro em uma concepção mais ampla do que sejam as relações que o gênero, materializado no texto, propõe como desafio ao professor em sala de aula pela sua forma de entrelaçar, sobrepor e tecer o mundo fora da escola e o mundo da sala de aula. As atividades, nessa perspectiva, não se resumem ao momento da aula; por essa razão as análises deste trabalho incluem a proposta apresentada pelo material oficial e pelos professores bem como a produção resultante dos alunos. Os resultados indicam que é necessária uma participação mais efetiva do professor para a apropriação da atividade, que propõe uma mais adequada formação que poderá ser em ação como se observou na pesquisa.
Abstract: This work is part of the research line "Text, speech, and education: reading processes and written text production and spoken. It is entitled "Reading and Writing of the advertising genre in the classroom." The objective of this study is to see how the genre approach presented in the curriculum of the State of São Paulo has been implemented in classrooms by the teachers, and its effectiveness. Thus, the study focused on the analysis of reading and writing activities of advertisement genres in Portuguese classes in the eighth grade of elementary school in the State System of the São Paulo State Education. In developing this work, we observed the dynamics of the genre approach in the classroom checking the adaptations made by teachers to achieve the objectives proposed by the Curriculum and analyze the productions of the students in response to this proposal. The work is based on social-interactionists theories as proposed by Schneuwly, Dolz (2011 ), Bronckart (1997 ); the approach to teaching by genres as Marcuschi; Bazerman (1994); in Discourse Analysis, with the contribution of Bakhtin (2010 ) and his dialogical conception of language; in reading strategies proposed by Solé (1998 ). Knowing to teach different multiliteracies present in the various existing genres is an essential task for the teacher. Reading and text production falls within that framework in a broader conception of what are the relationships that gender, embodied in the text, proposes a challenge to the teacher in the classroom by their way of interweaving, overlapping and weave the world outside school and the world of the classroom. The activities, in this view, are not limited to the time during the lesson; therefore the analyzes of this study include the proposal of the official materials and teachers as well as the resulting production of students. The results indicate that more active participation of the teacher in the appropriation of activity is needed, and proposing more appropriate training may be in action as noted in this research.
Palavras-chave: Competência leitora
Gênero publicitário
Multiletramentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Cruzeiro do Sul
Sigla da Instituição: Cruzeiro do Sul
Departamento: Campus Liberdade
Programa: Mestrado em Linguiística
Citação: MENDES, S. E. M. Leitura e a produção do gênero publicitário em sala de aula. 2014, 85 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/330
Data do documento: 19-Dez-2014
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