Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/486
Tipo: | Dissertação |
Título: | Movimento clube da esquina: o canto de um povo, a voz de uma nação |
Título(s) alternativo(s): | Corner club movement: the singing of a people, the voice of a nation |
Autor(es): | Silveira, Cláudio Nazaré |
Primeiro Orientador: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pacífico, Soraya Maria Romano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pernambuco, Juscelino |
Resumo: | O Clube da Esquina constituiu um movimento cultural e musical que expressou, por meio de canções, os valores culturais brasileiros e o contexto sociocultural de uma época em pleno regime de censura. A pesquisa tem como objetivo analisar as relações dialógicas nas letras das músicas: San Vicente; Nada será como antes; Milagre dos peixes; Fé cega, faca amolada; O que será e Credo, que constituem o corpus do trabalho. Para o suporte teórico, retomam-se as reflexões de Bakhtin e de estudiosos de sua obra sobre alguns conceitos, tais como: relações dialógicas, enunciado, ideologia e gênero discursivo. O dialogismo é um fenômeno interativo da dimensão da linguagem e está sempre relacionado a outros discursos, como o social, o cultural, o religioso e o político. O repertório de análise apoia-se na revisão bibliográfica qualitativa e na aplicação teórica às análises. Verificou-se, por meio da análise das canções selecionadas, a repressão que o Brasil e alguns países da América Latina estavam sofrendo naquele momento, o que é expresso por meio das letras das composições como uma síntese do sentimento do povo diante do regime de ditadura militar na década de 70. |
Abstract: | Clube da Esquina constituted a cultural and musical movement that expressed, through songs, the Brazilian cultural values and the sociocultural context of an era in the regime of censorship. The research aims to analyze the dialogical relations in the lyrics of the songs: San Vicente; Nada será como antes; Milagre dos peixes; Fé cega, faca amolada; O que será and Credo, which constitute the corpus of work. For the theoretical support, the reflections of Bakhtin and of scholars of his work are taken up, such as: dialogical relations, statement, ideology and discursive genre. Dialogism is an interactive phenomenon of the language dimension and is always related to other discourses such as social, cultural, religious and political. The repertoire of analysis is based on the qualitative bibliographic review and the theoretical application to the analyzes. Through the analysis of the selected songs, it was verified the repression that Brazil and some Latin American countries were suffering at that moment, which is expressed through the lyrics of the compositions as a synthesis of the feeling of the people before the military dictatorship in the 1970s. |
Palavras-chave: | Movimento Clube da Esquina Relações dialógicas Letra de música Gênero discursivo |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | SILVEIRA, Cláudio Nazaré. Movimento Clube da Esquina: o canto de um povo, a voz de uma nação. Franca, SP, 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/486 |
Data do documento: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudio Nazare Silveira.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.