Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/486
Tipo: Dissertação
Título: Movimento clube da esquina: o canto de um povo, a voz de uma nação
Título(s) alternativo(s): Corner club movement: the singing of a people, the voice of a nation
Autor(es): Silveira, Cláudio Nazaré
Primeiro Orientador: Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
metadata.dc.contributor.referee1: Pacífico, Soraya Maria Romano
metadata.dc.contributor.referee2: Pernambuco, Juscelino
Resumo: O Clube da Esquina constituiu um movimento cultural e musical que expressou, por meio de canções, os valores culturais brasileiros e o contexto sociocultural de uma época em pleno regime de censura. A pesquisa tem como objetivo analisar as relações dialógicas nas letras das músicas: San Vicente; Nada será como antes; Milagre dos peixes; Fé cega, faca amolada; O que será e Credo, que constituem o corpus do trabalho. Para o suporte teórico, retomam-se as reflexões de Bakhtin e de estudiosos de sua obra sobre alguns conceitos, tais como: relações dialógicas, enunciado, ideologia e gênero discursivo. O dialogismo é um fenômeno interativo da dimensão da linguagem e está sempre relacionado a outros discursos, como o social, o cultural, o religioso e o político. O repertório de análise apoia-se na revisão bibliográfica qualitativa e na aplicação teórica às análises. Verificou-se, por meio da análise das canções selecionadas, a repressão que o Brasil e alguns países da América Latina estavam sofrendo naquele momento, o que é expresso por meio das letras das composições como uma síntese do sentimento do povo diante do regime de ditadura militar na década de 70.
Abstract: Clube da Esquina constituted a cultural and musical movement that expressed, through songs, the Brazilian cultural values and the sociocultural context of an era in the regime of censorship. The research aims to analyze the dialogical relations in the lyrics of the songs: San Vicente; Nada será como antes; Milagre dos peixes; Fé cega, faca amolada; O que será and Credo, which constitute the corpus of work. For the theoretical support, the reflections of Bakhtin and of scholars of his work are taken up, such as: dialogical relations, statement, ideology and discursive genre. Dialogism is an interactive phenomenon of the language dimension and is always related to other discourses such as social, cultural, religious and political. The repertoire of analysis is based on the qualitative bibliographic review and the theoretical application to the analyzes. Through the analysis of the selected songs, it was verified the repression that Brazil and some Latin American countries were suffering at that moment, which is expressed through the lyrics of the compositions as a synthesis of the feeling of the people before the military dictatorship in the 1970s.
Palavras-chave: Movimento Clube da Esquina
Relações dialógicas
Letra de música
Gênero discursivo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: SILVEIRA, Cláudio Nazaré. Movimento Clube da Esquina: o canto de um povo, a voz de uma nação. Franca, SP, 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/486
Data do documento: 27-Fev-2018
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