Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/498
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise das relações dialógicas nas notícias sobre a greve dos professores em 2015
Título(s) alternativo(s): An analysis of the dialogic relations in the news about the teachers' strike in 2015
Autor(es): Mateus, Karen Lís Ferreira
Primeiro Orientador: Ludovice, Camila de Araújo Beraldo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luiz Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Pernambuco, Juscelino
Resumo: Com o objetivo de investigar os posicionamentos ideológicos na esfera jornalística, o presente trabalho analisa alguns enunciados publicados a partir da greve dos professores do Estado de São Paulo, que iniciou no dia 13 de março e finalizou-se no dia 12 de junho de 2015. Considera-se, para tanto, a relevância do material produzido pela imprensa jornalística na composição dos fatos. Interessa à pesquisa a constituição do gênero notícia nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo para observar como o conteúdo temático desenvolvido assim como as estratégias enunciativas de cada jornal evidenciam suas intenções e valores ideológicos. Considera-se, no corpus de análise, os discursos que geram os enunciados das notícias e a forma como as relações dialógicas são suscitadas nelas. Os jornais revelam, a partir das seleções feitas, acontecimentos sobre a greve diariamente e trazem os destaques do dia, de acordo com seus interesses, os quais podem variar dependendo da ideologia de cada empresa jornalística, por isso a compreensão de cada jornal pode variar de modo a privilegiar um sujeito em detrimento de outro. O pensamento de Bakhtin (2015) e os estudos de Brait (2007), Faraco (2009), Stella (2007), entre outros pesquisadores estudiosos do filósofo dão suporte teórico a este estudo, pois nos permitem pesquisar como a linguagem se manifesta no acontecimento dialógico entre os sujeitos e verificar, em que medida, é preciso reconhecer o outro como participante ativo da existência humana. As reflexões desenvolvidas pelo filósofo russo M. Bakhtin oferecem caminhos que nos dão pistas em relação ao modo pelo qual o homem participa do ato de comunicação. Trilhando esses caminhos, é possível observar que os enunciados de ambos os jornais se estabelecem na interação de sujeitos, cujos atos responsivos não abordam a greve dos professores do Estado de São Paulo como uma manifestação da categoria, mas sim um movimento partidário e político. Assim, a pesquisa é realizada a partir da análise do sujeito, da linguagem e da mídia, bem como a inter-relação entre eles no ambiente a sua volta.
Abstract: In order to investigate the ideological positions in the journalistic sphere, this paper analyzes some statements published during the teachers' strike in the State of São Paulo, which began on March 13 and ended on June 12, 2015. It is considered, therefore, the relevance of the material produced by the news media in the composition of the facts. Interest to research the constitution of the news genre in the newspaper O Estado de São Paulo and Folha de São Paulo to observe how the thematic content developed as well as the statements strategies of each newspaper reveals its intentions and ideological values. It is considered in the corpus of the analysis, discourses that create the statements of the news and how dialogical relations are raised in them. The newspapers reveal, from the selections made, strike events every day and bring the highlights of the day, according to their interests, which may diversify depending on the ideology of each newspaper company, so the understanding of each newspaper can vary manner to privilege one subject over another. The thought of Bakhtin (2015) and studies of Brait (2007), Faraco (2009), Stella (2007), among other researchers from the philosopher, give theoretical support to this study, therefore they allow us to investigate how the language is manifested in the event dialogic between the subjects and verify to what extent it is necessary to recognize the other as an active participant of human existence. The reflections developed by the Russian philosopher M. Bakhtin offer paths that give us clues about to the way in which subject participates in the act of communication. Following these paths, it is observed that the statements from both newspapers established themselves in the interaction of subjects, whose responsive actions do not address the teachers' strike in the State of São Paulo as a manifestation of the category, but as a partisan and political movement. Thus, the research is carried out from the analysis of the subject, the language and the media, as well as the interrelation between them in the environment around them.
Palavras-chave: Bakhtin
Relações dialógicas
Gênero
O Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: MATEUS, Karen Lis Ferreira. Uma análise das relações dialógicas nas notícias sobre a greve dos professores em 2015. Franca, SP, 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/498
Data do documento: 17-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karen Lis Ferreira Mateus.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.