Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/499
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise dialógica da transgressão do feminino no filme Alice no país das maravilhas |
Título(s) alternativo(s): | A dialogical analysis of the transgression of the feminine in the film Alice in Wonderland |
Autor(es): | Ribeiro, Caio Gomes |
Primeiro Orientador: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Luiz Antônio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pernambuco, Juscelino |
Resumo: | O tema que fundamenta esta dissertação é o posicionamento axiológico e feminino frente a uma sociedade majoritariamente comandada por homens e suas regras de conduta para com a mulher. Para demonstrar tal posicionamento, utilizamo-nos do filme Alice no País das Maravilhas, dirigido por Tim Burton em 2010 e que configura o corpus deste trabalho. Como arcabouço teórico, utilizaremos as reflexões linguísticas de Mikhail Bakhtin que versam sobre as relações dialógicas, o ato responsável, a ideologia e o cronotopo, juntamente com contribuições de outros estudiosos do pensamento bakhtiniano, em destaque, Amorim (2014), Barros (2005), Brait (2005; 2012), Faraco (2009) e Marchezan (2014). Todas essas reflexões se encontrarão imbricadas com estudos sociológicos e antropológicos do feminismo enquanto movimento ideológico da busca por igualdade de direitos entre homens e mulheres, em especial abordamos algumas considerações de Kollontai (1977), Paglia (1994) e Rago (1998). Logo a pesquisa se justifica pelo fato de que, ao analisarmos o filme Alice no País das Maravilhas em diálogo com a obra literária, é possível observar o mundo de relações dialógicas que merecem estudos, além das discussões sobre o feminismo estarem tão presentes na sociedade atual. Sabendo disso, o objetivo principal dessa dissertação é mostrar como a heroína Alice se constitui dialogicamente e de qual forma ela consegue responder aos costumes e valores vinculados à mulher do século XIX, mostrando como as relações dialógicas, propostas por Bakhtin, estão presentes nessa constituição e no posicionamento axiológico desse sujeito em interação com o outro. Para que o objetivo seja alcançado analisaremos o percurso de Alice antes, durante, e depois de sua passagem pelo País das Maravilhas, fazendo as transcrições dos enunciados que são essenciais para tal formação dialógica. As observações se restringiram a enunciados do filme que foram transcritos para a dissertação com o objetivo de demonstrar como a heroína Alice se constitui de forma dialógica com relação aos sujeitos que convive no País das Maravilhas, tentando, dessa forma, alcançar o objetivo principal elucidado anteriormente. Com isso, o que se pode observar, a partir das análises, é que Alice já apresentava aspectos de transgressão com relação ao feminino, porém seus ideais eram incompreendidos pela sociedade em que estava inserida, com sua entrada no País das Maravilhas e a presença das relações dialógicas estabelecidas entre Alice e os sujeitos lá encontrados, houve a possibilidade de Alice refletir sobre seu papel social e entender seus valores ideológicos para poder posicionar-se responsivamente perante aos costumes vinculados às mulheres do século XIX. Fatores esses que foram possíveis graças às relações dialógicas que se mostraram como um aspecto inerente à constituição de Alice como sujeito dialógico e transgressor. |
Abstract: | The main theme of this dissertation is the axiological and feminine standing before a society that is overwhelmingly run by men and their behaving rules for women. In order to show such standing, we have used the movie Alice no País das Maravilhas, directed by Tim Burton in 2010, thus making it the corpus of this work. As our theoretical framework, we will apply some of Mikhail Bakhtin’s linguistic reflections about dialogical relations, responsible act, ideology and chronotope. We will also employ some contributions by other specialists on the bakhtinian thought, such as Amorim (2014), Barros (2005), Brait (2005; 2012) and Marchezan (2014). All of these reflections will be related to sociological and anthropological studies on feminism as an ideological movement in the search for equality of rights between men and women. More specifically, we have approached some considerations by Kollontai (1977), Paglia (1994) and Rago (1998). Therefore, this research is justified because, upon the analysis of the movie Alice no País das Maravilhas in comparison to the literary work, it was possible to observe not only the amount of dialogical relations that should be studied, but also that the discussions around feminism are still so present in today's society. Considering this scenario, our main aim is to show the constitution of hero Alice and in what ways she is able to react to the customs and values attached to the 19th -century woman, demonstrating how the dialogical relations, as proposed by Bakhtin, are part of this constitution, and in this subject's axiological standing when interacting with others. In oder to achieve this aim, we will analyze Alice's path before, during and after her being in Wonderland, reproducing the enunciates that are essential to this dialogical formation. The observations are restricted only to enunciates from the movie that were reproduced in the dissertation in order to show how the hero Alice is constituted in a dialogical way in relation to the subjects she lived together in Wonderland, trying, this way, to reach the main aim previously mentioned. The analyses allowed us to see that Alice showed signs of transgression of the feminine; However her ideals were misunderstood by the society in which she was inserted. Upon her entrance in Wonderland and the establishment of dialogical relations between Alice and the subjects found there, Alice was able to reflect on her social role and understand her ideological values leading her to stand responsively before the costumes attached to women in 19th century. These signs were only possible to be grasped thanks to the dialogical relations which have shown to be inherent to Alice's constitution as a dialogical and a transgressor subject. |
Palavras-chave: | Relações dialógicas Ideologia Ato responsável Feminino Alice no País das Maravilhas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | RIBEIRO, Caio Gomes. Uma análise dialógica da transgressão do feminino no filme Alice no país das maravilhas. Franca, SP, 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/499 |
Data do documento: | 17-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caio Gomes Ribeiro.pdf | 924.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.