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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/554
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escolas promotoras de saúde na América Latina: uma revisão integrativa da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Health promoting schools in Latin America: an integrative literature review |
Autor(es): | Faria, Flávia Amélia Costa |
Primeiro Orientador: | Silva, Rosalina Carvalho da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marta Angélica Iossi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neiva, Cassiano Merussi |
Resumo: | A modernização do conceito de saúde culminou com a proposta de Políticas Públicas Saudáveis, na qual um dos pontos mais importantes é a Iniciativa de Cidades Saudáveis, onde o governo e a sociedade civil desenvolvem projetos que contemplem os cidadãos que habitam as comunidades, por meio de ações em seus diferentes locais, inclusive nas escolas. Estas ações contribuem para a construção de ambientes favoráveis à saúde. É nessa concepção que se constrói o conceito de Escolas Promotoras de Saúde – um espaço saudável que valorize a convivência entre os estudantes, familiares e a comunidade, bem como suas habilidades para a vida. A Escola Promotora de Saúde pode ser considerada uma estratégia fundamental para a implantação da cidade saudável, sob a ótica da inclusão e da participação, pois pode protagonizar a ação de mudança do quadro desfavorável das condições de vida da população. OBJETIVOS: Realizar uma revisão integrativa da literatura que resulte no relato de experiências das Escolas Promotoras de Saúde latino-americanas e caribenhas; identificar as concepções de promoção de saúde e Escolas Promotoras de Saúde, bem como as ações relativas à promoção de saúde presentes nestes artigos. MÉTODOS: Foi feita uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se a base de dados LILACS. Para a busca dos artigos, foram propostas duas estratégias, A e B, de onde foram recuperados mais de mil abstracts relativos ao tema e dos quais apenas oito artigos constituíram a amostra bibliográfica final. RESULTADOS: Os artigos da amostra bibliográfica responderam aos nossos critérios de inclusão e aos nossos objetivos, no entanto, demonstraram que há ainda uma marcante característica higienista nas propostas de saúde para as escolas, que limitam as ações de promoção de saúde e dificultam a expansão da Escola Promotora de Saúde. CONCLUSÃO: As Escolas Promotoras de Saúde podem ser consideradas uma opção de melhora da qualidade de vida de uma comunidade, uma vez que propõem projetos e ações que favoreçam a população escolar e seu entorno. Se bem executadas, as ações devem ser compartilhadas com os países da Rede Latino-Americana de Escolas Promotoras de Saúde e serão responsáveis pela formação de cidadãos críticos e conscientes de suas habilidades pessoais. |
Abstract: | The modernization of the health concept culminated in the proposal for Healthy Public Policy, in which one of the most important is the Initiative for Healthy Cities, where the government and civil society develop projects for the citizens who live in communities, through actions at different places, including schools. These actions contribute to building healthy environments. It is conception that builds the concept of Health Promoting Schools - a place that values healthy living among students, families and communities, as well as their life skills. The Health Promoting School can be regarded as a key strategy for the implementation of healthy city, from the perspective of inclusion and participation, since starring in the action can change the frame of the unfavorable conditions of life. PURPOSE: Conduct an integrative literature review resulting in reported experiences of the Health Promoting Schools in Latin America and the Caribbean; identify the concepts of health promotion and Health Promoting Schools, as well as actions related to health promotion present in these articles. METHODS: It was made an integrative literature review, using the LILACS database. For search of articles have proposed two strategies, A and B, where they were recovered over a thousand abstracts relating to the subject and of which only eight items constituted the final sample bibliography. RESULTS: Sample articles literature responded to our inclusion criteria and our objectives, however, demonstrated that there is a striking feature in the proposed hygienic health for schools, which limit the actions of health promotion and impede the expansion of Health Promoting School. CONCLUSION: The Health Promoting Schools can be considered an option to improve quality of life of an entire community, since they propose projects and actions that promote the school population and its environment. If well executed, the shares should be shared with the countries of the Latin American Network of Health Promoting Schools and will be responsible for training and critical citizens aware of their personal skills. |
Palavras-chave: | Promoção de saúde Escolas promotoras de saúde Saúde escolar Educação em saúde |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Promoção de Saúde |
Citação: | FARIA, Flávia Amélia Costa. Escolas promotoras de saúde na América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Franca, 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca. 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/554 |
Data do documento: | Out-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Promoção de Saúde |
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