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https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/585
Tipo: | Dissertação |
Título: | Concepções sobre promoção de saúde por enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de uma cidade do interior de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Health Promotion Concepts by nursing teachers of technical nursing school from a city in the country of São Paulo state |
Autor(es): | Almeida, Marcella da Mata |
Primeiro Orientador: | Bittar, Cléria Maria Lobo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vendruscolo, Telma Sanchez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cano, Maria Aparecida Tedeschi |
Resumo: | Introdução:A promoção de saúde apresenta uma visão diferenciada de saúde, considerando a importância da dimensão social e econômica em que vivem as pessoas, e tendo, em sua fundamentação histórico-conceitual, uma concepção não centrada na doença.Entende a saúde a partir de um conjunto de cinco estratégias: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde, reorientação dos serviços de saúde, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades pessoais.Diante desta realidade, torna-se necessário repensar a formação profissional, sobretudo na área de saúde, que acolha esta nova concepção de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar as concepções sobre promoção de saúde de docentes das escolas técnicas de enfermagem, buscando conhecer como articulavam este saber em suas disciplinas. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva. Participaram do estudo 26 sujeitosde ambos os sexos, docentes das seis escolas técnicas de enfermagem do município de Franca/SP, com formação profissional em enfermagem. Foram aplicados questionários que continham perguntas abertas sobre como os docentes conceituavam promoção de saúde, e se esta estava inserida no contexto de suas aulas. As respostas foram posteriormente transcritas, agrupadas e analisadas qualitativamente. Observou-se que a maioria dos participantes é do sexo feminino (N=21), com idades que variavam dos30 aos 50 anos,com tempo de docência que variava entre ume 10 anos. As respostas foram agrupadas em cinco categorias formadas por uma ou mais questões, e que se formaram por semelhança no sentido dado aos discursos dos participantes. Buscou-se identificar nessas categorias, as cinco estratégias da Promoção da Saúde, entretantohouve relatos que não se enquadraram em nenhuma das categorias propostas, tampouco foi possível identificar alguma das estratégias da Promoção da Saúde. Com exceção da estratégia Ambientes Favoráveis de Saúde, que não encontrou relatos em nenhuma das categorias propostas, as demais foram facilmente encontradas em mais de uma categoria. |
Abstract: | Background: Health promotion presents a different view from health, considering the importance of the social and economical dimension where people live, having, into its historical-conceptual base, a non-centralized on disease conception. Heath is understood from a set of five strategies: healthy public policies, heath-friendly environment, reorientation of the health services, reinforce of the community action as well as the personal abilities development. Face such reality, it is necessary to rethink the professional training, overall in health field that may enhance this ne conception on health. This study aimed to assess the conception over the teacher’s health promotion of the nursing technical schools, searching to know how they use this knowledge into their subjects. It is a qualitative descriptive nature study. In this study took part 26 subjects from both genders, teachers of the six nursing technical study in Franca, São Paulo state, with nursing professional formation. It was applied surveys that were made of open questions on how the teachers conceptualized health promotion, and if it was into the context of their classes. The answers were transcript afterwards, grouped and qualitative assessed. It was observed that the most subjects is female (N=21), aged between 30 -50 years old, with teaching time between 1-10 years. The answers were grouped in five categories formed by one or more questions, and that ware formed by similarity in the sense given to subject speeches. We searched to identify in this categories, the five strategies of Health Promotion, however, there were reports that do not fit into any of the proposed categories, neither fit into any of the proposed categories, and nor it was possible to identify some of the strategies of Heath Promotion. Except for Heath-Friendly Environment strategy, that did not find reports in any of the proposed categories, the other ones were easily found in more than one category. |
Palavras-chave: | Concepção Promoção de saúde Curso técnico em enfermagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Promoção de Saúde |
Citação: | ALMEIDA, Marcella da Mata. Concepções sobre promoção de saúde por enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de uma cidade do interior de São Paulo. Franca, 2013. 58 f. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca. 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/585 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Promoção de Saúde |
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