Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/739
Tipo: | Dissertação |
Título: | O dialogismo nas redações escolares |
Título(s) alternativo(s): | El dialogismo en las redacciones escolares |
Autor(es): | Ferreira, Priscila Penna |
Primeiro Orientador: | Pernambuco, Juscelino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carmelino, Ana Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Figueiredo, Maria Flávia |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o dialogismo que se apresenta nas redações escolares. A pesquisa encontra justificativa no fato de que o ensino de gramática desvinculado do texto ainda predomina no ensino de língua portuguesa e, assim, os textos produzidos pelos alunos são avaliados mais pelos desvios gramaticais do que pelo diálogo que eles provocam ou a que eles respondem. Outro suporte teórico para a análise das redações foi a Linguística Textual no que ela propõe para a construção de sentido dos textos. Foram selecionadas redações produzidas por alunos de uma sala de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular. A proposta foi de elaboração de um artigo de opinião, baseado no tema da influência da televisão na vida das pessoas. Com a pesquisa tentou-se comprovar que o dialogismo está presente em todos os enunciados que produzimos e, na escola, o ensino de língua materna poderá encontrar nele e no domínio dos recursos de construção dos sentidos do texto um ponto de apoio fundamental para a ampliação da habilidade dos alunos na produção de textos. |
Abstract: | En este trabajo se pretende analizar dialogismo en las redacciones escolares. La investigación encuentra su justificación en el hecho de que la enseñanza de la gramática de texto sin consolidar todavía domina la enseñanza del portugués y por lo tanto los textos producidos por los estudiantes son evaluados por más de desviaciones gramaticales del diálogo que causa lo que contestar. Otro soporte teórico para las análisis de las producciones de texto en la Lingüística Textual fue que se propone construir el sentido de los textos. Fueron seleccionadas textos realizados por los estudiantes del 8 º año del “Ensino Fundamental” de una escuela privada. Esta propuesta ha sido la elaboración de un artículo de opinión en torno al tema de la influencia de la televisión en la vida de las personas. Con la investigación trató de demostrar que el dialogismo está presente en todas las declaraciones que hacemos y, en la escuela, la enseñanza de la lengua materna podrá encontrar en el u en el dominio de los recursos de construcción de los sentidos del texto un punto de apoyo fundamental para la ampliación de la habilidad de los alumnos en la producción de textos. |
Palavras-chave: | Dialogismo Linguística textual Redação escolar Ensino |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | FERREIRA, Priscila Penna. O dialogismo nas redações escolares. Franca, 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/739 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Priscila Penna Ferreira.pdf | 6.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.