Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da escolarização sobre textos escritos de alunos do ensino fundamental ao ensino médio: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Schooling effects on texts written by students from elementary to high school: a case study
Autor(es): Fiúza, Maria Lúcia Costa
Primeiro Orientador: Pernambuco, Juscelino
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luiz Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Câmara, Naiá Sadi
Resumo: Este estudo visa a demonstrar a importância da busca por novas alternativas que ajudem e facilitem o trabalho do professor de português. Com a aplicação e execução de projetos escolares, optou-se pela leitura do jornal na sala de aula e pela criação do jornal da classe. Esta pesquisa buscou comprovar a melhora da habilidade de produção de textos escritos com o uso do jornal em sala de aula. O trabalho com a diversidade de gêneros textuais na confecção do jornal em sala de aula produziu melhores resultados, quando existiu a possibilidade de o trabalho ser acompanhado e orientado por um mesmo professor durante vários anos do ensino fundamental com a mesma turma. Neste trabalho, o objetivo será verificar o modo como os textos foram produzidos e qual é o conteúdo temático, a estrutura composicional e o estilo de cada um dos gêneros. As questões gramaticais são importantes quando se ensina a produção de textos escritos, mas não será prioridade nesta pesquisa, visto que os textos foram produzidos por alunos do ensino fundamental que ainda não têm pleno domínio da norma culta. Interessa-nos analisar se o gênero textual utilizado é adequado à situação de produção e se o texto atende à proposta de construção de sentidos. Os textos aqui selecionados foram produzidos pelos mesmos alunos, durante o período em que cursavam respectivamente o 8º e 9º ano, na sequência da realização do projeto. Assim, esta pesquisa procura analisar os efeitos da escolarização nas séries finais do ensino fundamental e médio, levando-se em conta a problemática relacionada à falta de acesso aos livros. Também se pretende analisar em que medida isso influencia no gosto pela leitura e dificulta o desenvolvimento da habilidade de produção textual e sobre o hábito de leitura em prol de promover a construção de um sentido na produção textual diante da dificuldade de argumentação escrita. O presente estudo justifica-se pelos resultados obtidos junto a turmas específicas durante o processo de escolarização, trabalhadas sequencialmente ao longo de um determinado período e tendo como ferramenta de apoio o uso de jornais na sala de aula. Parte-se do pressuposto de que quando o trabalho é seqüenciado, com a intervenção e comprometimento por parte do professor/educador torna-se viável o processo de apropriação dos gêneros textuais ao longo dos anos e que a falta de recursos didáticos encontrados e métodos utilizados não eram suficientes para despertar o interesse do educando. Assim, este trabalho é composto da análise de diferentes gêneros textuais, na visão de diferentes estudiosos do ensino da língua portuguesa e como resultados desse aprendizado interfere na formação do aluno enquanto estudante. De modo que é preciso que o professor esteja em constante processo de renovação e aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Afinal, a prática, quando se pretende ser transformadora, se dá ao longo de muitos anos de esforço e dedicação.
Abstract: This study aims to demonstrate the importance of the search for new alternatives that help and ease the job of the portuguese teacher. With the application and execution of scholar projects, it was chosen the reading of newspapers in classroom and the creation of the class’ daily. This research sought to testify the improvement in the production’s hability of written texts with the use of the newspaper in the classroom. The work with several textual genres in the production of the newspaper in classroom provided us better results when it had the possibility of being escorted and guided by the same teacher, with the same class over many years of the elementary school. In this work, the objective will be to verify the way texts were produced and which is the thematic content, the compositional structure and the style of each genre. The grammatical issues are important when it is taught the production of written texts, but it won’t be priority in this research, since the texts were produced by elementary students that don’t have complete domain of the grammatical accuracy. It’s of our interest if the used textual genre is appropriated to the production situation and if the text attends the proposal of the construction of meanings. The texts here chosen were produced by the same students, along the period they used to attend, respectively, the 8th and 9th grades, in the sequence of the project realization. Therefore, this research aims at analysing the effects of the schooling in the final grades of the elementary and high school, taking into account the problematic related to the lack of books access. It’s our intention to also analyze in which way this influences in the reading tastes and makes the development of the ability of textual production difficult and about the reading habit in favor of the promotion of the construction of a meaning in the textual production regarding the difficulty of written argumentation. The present study is justified by the obtained results at specific classes along the process of schooling, sequentialy worked over a certain period and having as a support tool the use of newspapers in the classroom. It starts from the premise that when the work is sequenced with the intervention and commitment of the teacher/educator, it becomes viable the process of appropriation of the textual genres over the years and that the lack of educational resources and used methods weren’t enough to awake the student’s interest. So, this work is composed by the analysis of different textual genres, in the vision of several experts in the teaching of the portuguese language and how results of this learning interferes in the formation of the student. So, the teacher must be in constant renovation process and improvement of educational practices. After all, the practice, when has the intention of being transformative, takes place after many years of effort and dedication.
Palavras-chave: Litoral sort
Leitura
Jornal
Escrita
Língua
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: FIÚZA, Maria Lúcia Costa. Efeitos da escolarização sobre textos escritos de alunos do ensino fundamental ao ensino médio: um estudo de caso. Franca, 2011. 123 p. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/792
Data do documento: 9-Mar-2012
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