Repositório Institucional UNIFRAN Dissertações Mestrado em Linguística
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Tipo: Dissertação
Título: Palestras motivacionais para o segmento empresarial: um estudo dos aspectos retóricos com destaque à prosódia
Título(s) alternativo(s): Motivational lectures for the business segment: a study of rhetorical aspects with emphasis on prosody
Autor(es): Rodrigues, Rosana Ferrareto Lourenço
Primeiro Orientador: Figueiredo, Maria Flávia
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Marina Célia
metadata.dc.contributor.referee2: Abreu, Antônio Suárez
Resumo: Este trabalho tem como tema a argumentação nas palestras motivacionais do segmento empresarial. É um estudo que focaliza os aspectos retóricos do gênero com destaque à prosódia. Para realizá-lo, recolhemos duas palestras: “Como criar uma empresa de alta performance” (LUDWIG, 2007, 60 min.), e “O Poder da SuperAção” (NAVARRO, 2007, 40 min.), proferidas no mesmo dia de um evento de treinamento direcionado a gestores de empresas. Parece-nos interessante promover um estudo a respeito dessas palestras e delinear o alcance argumentativo desses textos, uma vez que um aspecto destacável é a mudança de comportamento que visam promover. Como nosso objetivo é contribuir com a caracterização de um gênero oral, investigamos tema, composição e estilo, classificamos as técnicas argumentativas e sua disposição no discurso, bem como os elementos prosódicos que corroboram a argumentação. Nossa análise privilegiou a ação retórica. Além disso, verificamos como o discurso de auto-ajuda está presente nesse gênero. Para tanto, buscamos os pressupostos teóricos em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005); Reboul (2004); Bakhtin (2003); Marcuschi (2005, 2006); Cagliari (1992) e Bollela (2006). A coleta de dados foi feita a partir da audição dos textos e de sua transcrição. Para a verificação dos marcadores prosódicos, a análise contou com o apoio dos softwares Praat 4.6.12 e Sound Forge 8.0. Verificamos que o discurso dessas palestras é constituído por duas das classificações da teoria da argumentação: a dos argumentos baseados na estrutura do real e a dos que fundamentam a estrutura do real. Quanto à análise prosódica, averiguamos que os elementos mais relevantes do corpus foram: na palestra de Waldez Ludwig, a duração e a tessitura, para a construção da figura retórica “ironia”; e na palestra de Leila Navarro, a pausa, que funciona como gatilho do humor, e o acento, que confere gradação enfática à fala. Pode-se concluir que o estudo aqui apresentado atingiu o objetivo de conhecer a produção do gênero palestra motivacional para o segmento empresarial a partir de seus aspectos argumentativos e contribuiu para o discurso da auto-ajuda na modalidade oral. Esse enfoque justifica nosso intuito em compreender porque esse produto é um sucesso de vendas entre os que buscam desenvolvimento para o êxito profissional e ajuda para superar dificuldades no ambiente de trabalho. Palavras-chave: argumentação; gênero; palestra motivacional; prosódia; retórica.
Abstract: This dissertation offers an investigation on the argumentation in motivational lectures aimed at the entrepreneurial segment. It is a study that focuses the rhetoric aspects of this genre with emphasis on the prosody. In order to conduct this study, two lectures have been selected: “Como criar uma empresa de alta performance” (LUDWIG, 2007, 60 min.), and “O Poder da SuperAção” (NAVARRO, 2007, 40 min.). The two lectures were given on the same day of a training event aimed at business managers. It seems interesting to promote a study about these lectures and draw the argumentative reach of these texts, once they intend to change their listener’s behavior. As our objective is to contribute to a characterization of an oral genre, we have investigated theme, composition and style, classified the argumentative techniques and their arrangement in the discourse, as well as the prosodic elements that corroborate the argumentation. This analysis prioritizes the rhetoric action. We have also verified how the self-help discourse is present in this genre. In order to develop this research, we have found the theoretical linguistic approach in Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005); Reboul (2004); Bakhtin (2003); Marcuschi (2005, 2006); Cagliari (1992) and Bollela (2006). The data collection and the transcription of the lectures were made with the help of the softwares Praat 4.6.12 and Sound Forge 8.0. We have verified that the discourse of these lectures is made up from two of the classifications on the Theory of Argumentation: the arguments based on the structure of reality and the ones that found the structure of reality. Concerning the prosodic analysis, it has been established that the most relevant elements observed in the corpus were: in Waldez Ludwig’s lecture, the duration and the pitch, which contribute basically to construct the irony; and in Leila Navarro’s lecture, the pause, which contributes to the trigger of humor, and the accent, which attributes grading emphasis to speech. The results of the research can serve to provide knowledge about the production of the genre motivational lecture aimed at the entrepreneurial segment based on its argumentative aspects and also contribute to the self-help discourse in the oral genre. This approach justifies our purpose of understanding why this product is largely consumed by those who search for development aimed at success and help in order to overcome difficulties at the workplace. Keywords: argumentation; gender; motivational lecture; prosody; rhetoric.
Palavras-chave: Argumentação
Gênero
Palestra motivacional
Prosódia
Retórica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Franca
Sigla da Instituição: UNIFRAN
Departamento: Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado em Linguística
Citação: RODRIGUES, Rosana Ferrareto Lourenço. Palestras motivacionais para o segmento empresarial: um estudo dos aspectos retóricos com destaque à. Franca, SP, 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/870
Data do documento: 13-Dez-2008
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