Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/jspui/handle/123456789/987
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise das relações dialógicas nas manchetes de jornal: em busca do aprimoramento da leitura no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of dialogical relations in newspaper headlines: in seeking to improve reading in high school |
Autor(es): | Zardini, Mariana Castaldi |
Primeiro Orientador: | Pernambuco, Juscelino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ludovice, Camila de Araújo Beraldo |
Resumo: | Uma das tarefas fundamentais da escola é ensinar o aluno a ler, em condições de compreender e interpretar o querer dizer dos diferentes gêneros do discurso. Pesquisas sobre os modos de condução das práticas de leitura pela escola têm revelado o insucesso frequente na formação dos alunos como leitores. As reflexões do filósofo da linguagem, Bakhtin, podem servir de apoio ao trabalho pedagógico de formação de leitores, ao considerar que a leitura é um processo dialógico, que envolve o sujeito e as suas experiências sócio-históricas e culturais. Com o objetivo de buscar alternativas para o trabalho com a prática de leitura no Ensino Médio, esta pesquisa teve como foco a análise do gênero manchetes de jornal como um dos modos de aprimoramento da habilidade de leitura dos alunos. Nessa perspectiva, justificamos o uso das manchetes de dois importantes jornais, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, como ferramentas pedagógicas bastante promissoras, partindo dos pressupostos de que a manchete é um gênero de fácil acessibilidade para se trabalhar em sala de aula e pode habilitar o leitor a se inteirar não só com a notícia enunciada, como também lhe possibilita dialogar com as diferentes vozes ideológicas, históricas e sociais das enunciações. Analisaram-se a organização textual e as manifestações ideológicas das manchetes, com o objetivo de se buscar uma leitura analítica e interpretativa do querer dizer dos seus locutores. Para fundamentar este estudo, tomamos por base os princípios do dialogismo e a noção de gêneros discursivos descobertos por Bakhtin (2000, 2003), e os estudos de Marcuschi (2008) e Sobral (2009), com relação à obra do filósofo russo. Outros apoios teóricos foram dados pelos estudos sobre práticas de leitura, de Koch e Elias (2006) e pelas contribuições dos estudos sobre ideologia feitos por Fiorin (1998) e Chauí (1980). A pesquisa mostrou que o gênero manchetes de jornal pode funcionar como um caminho adequado ao aperfeiçoamento da capacidade de compreensão de textos pelos alunos pelo fato de levá-los a perceberem na organização concisa de cada uma o discurso que elas materializam. Palavras-chave: manchetes de jornal; gênero; relações dialógicas; leitura; ideologia |
Abstract: | One of the fundamental tasks of the school is to teach students to read, in conditions to understand and interpret the meaning of different speech genres. Researches about the way to conduct reading practices by the school have revealed the frequent failure in the formation of students as readers. The reflections of the philosopher of language, Bakhtin, can serve to support the educational work of educating readers, considering that reading is a dialogical process that involves the subject and its socio-historical and cultural experiences. Aiming to seek alternatives to work with the practice of reading in high school, this research focused on the analysis of the headlines genre as one of the ways to improve the reading ability of students. In this perspective, we justify the use of two important headlines of newspapers, Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, as quite promising pedagogical tools, based on the assumptions that the headline is a genre of easy accessibility to work in the classroom and can enable the reader to become aware not only with the news stated, but also enables you to converse with different ideological, social and historical voices of utterances. We analyzed the textual organization and ideological manifestations of the headlines, with the aim of seeking an analytical and interpretive reading of the meaning of their announcers. To support this study, we build on the principles of dialogism and the notion of speech genres discovered by Bakhtin (2000, 2003), the studies of Marcuschi (2008) and Sobral (2009), regarding the work of the Russian philosopher. Other theorists have been given support by studies on reading practices, Koch and Elias (2006) and by contributions from studies on ideology made by Fiorin (1998) and Chauí (1980). The research has shown that the newspaper headlines genre may work as a suitable instrument for improving the capacity of text comprehension by students because lead them to realize on the concise organization of each, the speech they materialized. Key words: newspaper headlines; genre; dialogical relations; reading; ideology |
Palavras-chave: | Manchetes de jornal Gênero Relações dialógicas Leitura Ideologia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Franca |
Sigla da Instituição: | UNIFRAN |
Departamento: | Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Mestrado em Linguística |
Citação: | ZARDINI, Mariana Castaldi. Análise das relações dialógicas nas manchetes de jornal: em busca do aprimoramento da leitura no ensino médio. Franca, 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Franca. 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/987 |
Data do documento: | 30-Jan-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Castaldi Zardini.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.